Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
vilavitaparc

A Casa das Virtudes, em Faro, vai receber um concerto a 1 de Outubro, dia mundial da Música, às 20h00, que junta os italianos Spiritual Front, com os portugueses Dr. Frankenstein e ainda os luso-franceses La Chanson Noir.

Segundo os promotores do espetáculo, «o imaginário das bandas tem por base o cinema e a literatura. Marquês de Sade, Dante, Shakespeare, Pasolini, Fassbinder, João Pedro Rodrigues, Ingmar Bergman e Derek Jarman são exemplos de autores e cineastas com um peso enorme nas letras de Spiritual Front, tornando a sua música num objeto de estudo multidisciplinar»

No dia 30 de Setembro, como forma de assinalar o dia mundial da Música, terá lugar uma mesa redonda, em colaboração com a Universidade do Algarve e o Cineclube de Faro, onde se abordará a influência do cinema na música das três bandas em questão, com presença de músicos das bandas presentes no concerto.

lagos eventos

O bilhete para este concerto custa 12 euros, podendo ser adquirido na plataforma BOL, FNAC , CTT , WORTEN e El Corte Ingles, assim como à entrada no local do concerto.

Quem são as bandas?

La Chanson Noire nasceu em 2007, sendo um projeto da autoria de Carlos Monteiro a.k.a.Charles Sangnoir.

Quebrando a sonoridade a que estamos habituados no panorama musical português, La Chanson Noire mostra-nos o lado mais negro da Música Popular Portuguesa, aliando músicas cantadas em português, inglês ou francês, com sonoridades tradicionais portuguesas e remisturas mais arrojadas.

À influência musical de nomes portugueses irreverentes, como António Variações, Jorge Palma ou Mão Morta, alia-se a traços do gótico anglo-saxónico e a um leque sonoro variado, para criar uma música negra e fora do comum, com letras inusitadas e, por isso mesmo, muitíssimo interessantes.

Dr. Frankenstein é uma banda portuguesa de surf rock, formada em 1994. O nome da banda surgiu”por causa do seu amor pelos filmes de série B e pela cultura trash americana”.

Têm as suas raízes musicais no rock n’roll dos The Cramps, nos primeiros anos de R&B dos The Rolling Stones e nos Rough Rockin’ Instrumentals do final dos anos 50/60. No seu currículo registam já um EP e cinco álbuns.

Spiritual Front são uma banda de neofolk oriunda de Roma. Os membros da banda descrevem a sua música como “pop suicida niilista”, com elementos de música neoclássica e rock, folk melancólico e tango que se mostram predominantes, juntamente com uma sensação experimental recorrente.

De um folk sombrio e lamentoso no início, o som começou a transformar-se e a crescer, sendo atualmente comparado ao trabalho de Nick Cave, Swans e Scott Walker, por exemplo.

O trabalho do grupo foi descrito como cruzando uma grande variedade de géneros, estilos musicais e tradições, e a própria banda é considerada única entre as cenas neofolk e pós-industrial modernas na Europa. A ingenuidade e a construtividade das músicas de Spiritual Front ganharam uma espécie de estatuto de culto desde a sua formação.

 

 



vamos à vila 2025

Também poderá gostar

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos

Real Tuna Infantina

Real Tuna Infantina celebra 30 anos com espetáculo em Faro

Foto: The Waterboys / Facebook

The Waterboys, Moonspell e The Black Mamba atuam na 43ª Concentração de Faro