Começa obra de reabilitação do troço da ferrovia entre Ermidas Sado e Grândola Norte

Investimento é realizado no âmbito do programa de modernização e expansão da Rede Ferroviária Nacional Ferrovia2020

A Infraestruturas de Portugal (IP) deu ontem início à empreitada de modernização do troço da Linha do Sul, entre Ermidas do Sado e Grândola Norte, num investimento de 6 milhões de euros.

Numa cerimónia realizada na tarde desta quinta-feira, na sede da IP, no Pragal (Almada), procedeu-se à assinatura do auto de consignação, ato que marca o início do prazo contratual para a execução da obra. A empreitada será desenvolvida pelo consórcio constituído pelas empresas TECNOVIA e SOMAFEL.

O investimento é realizado no âmbito do programa de modernização e expansão da Rede Ferroviária Nacional Ferrovia2020 e é cofinanciado por fundos europeus ao abrigo do Programa CEF (Mecanismo Interligar a Europa).

O troço da Linha do Sul entre Ermidas do Sado e Grândola Norte será objeto de beneficiação tem 34,6 quilómetros de extensão.

Os trabalhos a realizar envolvem a modernização da superestrutura de via nas linhas intervencionadas nas Estações Ferroviárias de Ermidas-Sado e de Canal Caveira, com a aplicação de travessas de betão polivalentes.

Nas empreitadas de modernização de via que a IP tem vindo a executar, são colocadas travessas polivalentes, que permitem uma rápida migração da bitola ibérica para a bitola europeia, quando for necessário no futuro.

Será também efetuado o prolongamento de linhas nas estações de Ermidas-Sado e de Canal Caveira, por forma a permitir a circulação e cruzamento de comboios de mercadorias com 750 m de comprimento, aumentando os níveis de capacidade e operação da infraestrutura e disponibilizando aos operadores ferroviários a possibilidade de transportar maior volume de mercadorias e maior número de circulações diárias.

Ainda no âmbito da empreitada será realizada a construção de uma nova passagem hidráulica em Canal Caveira.

A IP salienta ainda que, integrada no projeto de criação do Corredor Internacional Sul, a intervenção que agora tem início constitui a segunda fase do projeto de modernização da ligação ferroviária entre o Porto de Sines e a Linha do Sul, estando já em fase adiantada de execução a empreitada no troço entre Sines e Ermidas do Sado.

As Linhas de Sines e do Sul inserem-se no trajeto mais curto entre o Porto de Sines e Madrid. Os investimentos que estão a ser realizados irão dotar estas vias de maior capacidade operacional e segurança, aumentando a eficiência e a competitividade do transporte ferroviário de mercadorias através do reforço da conexão ferroviária dos portos e das zonas industriais e urbanas localizadas no sul de Portugal, quer a Espanha, quer ao resto da Europa.

 

 



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