Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A Câmara Municipal de Loulé divulgou esta tarde uma nota de «profundo pesar pelo falecimento de Vítor José Tenazinha Sousa, membro da comunidade louletana que marcou fortemente o panorama do desporto não só do concelho, mas também de todo o País».

Na sua nota, a autarquia recorda que Vítor Tenazinha nasceu a 25 de outubro de 1941, em Boliqueime.

Desde cedo que mostrou propensão para o ciclismo. Tinha apenas 17 anos quando se inscreveu como individual no circuito para “Populares” efetuado em Boliqueime e do qual saiu vencedor.

festival do marisco de olhao

Dado o excelente desempenho nesta prova, logo foi pretendido pelo Louletano, onde iniciou a sua carreira oficial, em 1957, na categoria de “Amador-Júnior”.

Ciclista combativo, Vítor Tenazinha obteve sempre ótimas classificações e venceu etapas em grandes prémios e na “Volta a Portugal”. Chegou a fazer parte da Seleção Portuguesa que disputou a “Volta a Espanha”, em 1962.

Em 1965, última temporada em que representou o Louletano, foi selecionado para a “Volta ao Futuro” (França) e obteve o 11.º lugar na “Volta a Portugal”.

Passou depois pelo Benfica, ao lado de ciclistas como Peixoto Alves, Francisco Valada, Fernando Mendes, Américo Silva, e afirmou-se no Sporting, desfilando vitoriosamente com João Roque, Leonel Miranda, Sérgio Páscoa, Firmino Bernardino e Joaquim Agostinho.

 

Sul Informação

 

Terminada a sua carreira, emigrou para os Estados Unidos, tendo regressado à sua terra natal para investir em Vilamoura e Quarteira.

Em 1994, foi agraciado pela Câmara Municipal de Loulé com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Bronze.

Dos mais notáveis corredores do seu tempo, deixou uma grande marca na combatividade e também na sua classe como ciclista. Nos últimos 15 anos, sempre que a equipa de ciclismo profissional do Louletano Desportos Clube fez a sua apresentação, Vítor Tenazinha era um dos ciclistas convidados para ir ao pódio, como exemplo para os corredores que iam competir na Volta a Portugal. «É, de facto, uma imagem de marca do ciclismo de Loulé em todo o País», salienta a Câmara de Loulé.

Por isso, a Autarquia afirma lamentar «profundamente a perda deste cidadão e atleta que marcou a vida e a história da comunidade e que, por isso, ficará para sempre na nossa memória coletiva».

Aos amigos e familiares, a Câmara de Loulé endereça as suas mais sentidas condolências.

 

 



lagos eventos

Também poderá gostar

Semana do Clima

Loulé promove mais uma edição da Semana do Clima

passeio alte

Vamos passear até à Rocha dos Soidos?

ria formosa ccmar (3)

Parque Natural da Ria Formosa celebra 47 anos com caminhadas, oficinas e passeios de barco