Beja: Deputado do PCP quer esclarecimentos do Governo sobre investimentos na Linha do Alentejo

Em causa está o anúncio feito pelo presidente da CCDR Alentejo feito, em Beja, no dia 1

João Dias, deputado do PCP eleito por Beja, solicitou ao Governo, no passado dia 9 de setembro, esclarecimentos sobre as declarações feitas por António Ceia da Silva, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, acerca dos investimentos na ferrovia, nomeadamente, na Linha do Alentejo.

Ceia da Silva disse, no passado dia 1 de setembro, em Beja, que “na OP3 do novo quadro comunitário já está incluída a eletrificação da linha de Casa Branca a Beja, com ramal até ao aeroporto de Beja”, acrescentando que são “cerca de 100 milhões de euros garantidos para que esta operação seja feita”.

O parlamentar comunista recorda que o Programa Regional do Alentejo 2021-2027, que esteve em consulta pública até ao passado dia 8 de setembro, prevê para esta intervenção, na Linha do Alentejo, o montante de 80,6 milhões de euros e não de 100 milhões de euros, conforme disse o presidente da CCDR Alentejo.

Nesse sentido, João Dias pede esclarecimentos ao ministro das Infraestruturas e Habitação, nomeadamente, “o que justifica a referência ao montante de cerca de 100 milhões de euros?”.

Tendo em conta o anunciado por Ceia da Silva, o deputado comunista quer também saber “qual a calendarização da modernização e eletrificação da linha do Alentejo, e para quando está prevista a sua conclusão?”.

Além disso, João Dias pede esclarecimentos sobre que razões levaram à exclusão “em consulta pública” da “modernização e eletrificação entre Beja e Ourique que permitirá itinerário alternativo ao Porto de Sines e nova ligação da rede interior ao Algarve, aproveitando as potencialidades da nova ligação Évora – Elvas – Caia, bem como, o retomar de condições para o transporte de minério de Aljustrel por modo ferroviário”.

 

 



Comentários

pub