Associação de Defesa do Património de Mértola oferece 13.500 plantas autóctones

Inscrições abertas para criar “Bosquetes Biodiversos para o combate à desertificação”

A Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM) e o projeto LIFE Desert-Adapt abrem vagas para 30 replicadores interessados em criar “Bosquetes Biodiversos para o combate à desertificação”. As inscrições estão abertas até 15 de Outubro.

O objetivo é dotar proprietários, públicos e privados, de estratégias e ferramentas para a proteção e regeneração de solos, de forma a evitar a sua degradação e assim contribuir para a adaptação às alterações climáticas.

Cada replicador vai receber apoio técnico para desenvolver o seu Modelo de Adaptação à Desertificação, participar em ações de formação, e receber 150 árvores e 300 plantas arbustivas autóctones, para começar a implementação do modelo adaptado à sua propriedade. As inscrições estão abertas até dia 15 de outubro e a participação é gratuita, mas limitada a 30 participantes.

Com esta iniciativa, a ADPM pretende criar uma rede de proprietários comprometidos na mitigação e adaptação à desertificação, que assumam a responsabilidade de proteger o seu território utilizando estratégias e ferramentas que permitam reverter a degradação do solo. O “Modelo de Adaptação à Desertificação” (DAM), desenvolvido no âmbito do projeto, refere-se a um sistema multifuncional de gestão de solo assente em três pilares sinérgicos que contemplam objetivos económicos, ambientais e sociais.

O objetivo é potenciar a adaptação às alterações climáticas através da melhoria das funções do ecossistema (sequestro de carbono, retenção de água, aumento da
biodiversidade), assim como através da diversificação de fontes de rendimento na propriedade e da sensibilização da comunidade do território envolvente, no que a esta problemática toca.

Replicadores: quem são e o que necessitam fazer?

A campanha é dirigida a proprietários e gestores de propriedades em Portugal continental, com preferência para territórios em elevado risco de desertificação, que se preocupam com uma gestão mais sustentável do uso do solo. Não existe uma dimensão mínima, mas será dada prioridade a propriedades com mais de 15 hectares.

Serão oferecidas plantas para instalar em 3 tipologias de habitat: “sol”, “sombra”, “ripícola”. Cada proprietário vai poder levantar 150 árvores e 300 arbustos,
previamente selecionados para cada um dos habitats a intervencionar.

Os replicadores desenvolverão as atividades planeadas no seu DAM sem obrigação, com base nas suas possibilidades. A instalação das plantas e o seu acompanhamento são da responsabilidade do replicador.

O projeto Desert-Adapt, financiado pelo programa LIFE da União Europeia, visa desenvolver, demonstrar e promover estratégias e técnicas para adaptação às Alterações Climáticas de áreas mediterrânicas sob risco de desertificação, com o objetivo de tornar mais eficiente o uso do solo, reduzir a sua erosão, promover a sua conservação e potenciando a sobrevivência e desenvolvimento de plantas em propriedades públicas e privadas.

Para inscrições e mais informação sobre a campanha, clique aqui.

 

 



Comentários

pub