Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

As artistas plásticas Susana Soares Pinto e Susana de Medeiros vão inaugurar, no dia 24 de Setembro, às 17h00, a exposição “Observatório: Olhar Rente ao Chão”, no espaço do Solar das Pontes de Marchil, sede da Associação 289. 

Susana Soares Pinto e Susana de Medeiros partilham o facto de terem viajado no âmbito das suas pesquisas artísticas e académicas, até ao hemisfério Sul, elegendo um país com o qual têm uma relação particular: o Chile.

Susana Soares Pinto rumou ao deserto do Atacama, e Susana de Medeiros deslocou-se às regiões de Biobío, Araucania, Los Rios e Los Lagos. A viagem deu-se no período que antecedeu a pandemia e imediatamente depois do mês de outubro de 2019, que marcou o início de uma série de contestações sociais em todo o território chileno, um longo processo culminou na redação de uma nova constituição por uma assembleia eleita em 2021, composta por 154 membros e com a participação dos povos indígenas. O projeto da nova constituição foi no entanto recentemente recusado por via de um referendo nacional.

recrutamento zoomarine 2025

As questões que as artistas levantam nesta exposição, patente de 24 de Setembro a 15 de Outubro, no espaço do Solar das Pontes de Marchil, sede da Associação 289, remetem para a relação com o solo.

«O solo, essa estreita faixa da crosta terrestre a que Bruno Latour dá o nome de zona crítica e que permite a germinação das sementes na escuridão e a existência dos micélios benéficos para os ecossistemas. É nesse mundo subterrâneo, onde correm lençóis freáticos, que se estratificam os tão desejados minérios», refere a Associação 289 em nota.

Sul Informação



vamos à vila 2025
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos

Real Tuna Infantina

Real Tuna Infantina celebra 30 anos com espetáculo em Faro

Foto: The Waterboys / Facebook

The Waterboys, Moonspell e The Black Mamba atuam na 43ª Concentração de Faro