Aldeias de Albernoa e Trindade exigem serviços médicos à ULSBA

Está a correr um abaixo-assinado que será enviado à ULSBA

O serviço médico nas aldeias de Albernoa e Trindade, no concelho de Beja, o serviço de enfermagem e até o apoio administrativo à marcação de exames e receituário foi novamente interrompido, devido à saída da médica que até aqui prestava serviço nesses locais, denunciou a União de Freguesias.

A população está descontente com a falta de médico e com o apoio da União de Freguesias de Albernoa e Trindade está a correr um abaixo assinado para exigir à Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) a reposição dos serviços médicos, de enfermagem e administrativos nas duas aldeias.

Carlos Casimiro presidente daquela autarquia, refere que “a União das Freguesias apoia totalmente este abaixo assinado e emprega toda a sua força para que o mesmo funcione e sirva para sensibilizar as altas esferas da ULSBA, que, estando em Beja, não sentem essa falta como nós sentimos. Já pedimos uma reunião com carácter urgente, mas também antes o fizemos e sem resposta. Aguardamos que seja diferente”.

A União das Freguesias, tendo em conta a faixa etária da maioria dos utentes, considera imprescindível o serviço médico nos postos existentes nas duas aldeias.

Além dos serviços médicos e de enfermagem, Carlos Casimiro lembra que “a União das Freguesias também exige – mesmo sem médico – que a ULSBA mantenha os serviços administrativos regulares, visto que continuam a ser necessários receituários, marcações de exames e outros apoios clínicos que simplesmente deixaram de ser prestados”.

“A não existência deste serviço básico é penalizadora para os utentes, que têm de se deslocar Beja, sem condições para o fazer, e para a própria União das Freguesias, que acaba por ter de fazer o apoio a estes residentes, deslocando um assistente operacional de forma regular a Beja, quando o mesmo deveria estar a fazer outros serviços nas aldeias”, acrescentou o autarca.

O abaixo assinado “ULSBA queremos os nossos serviços” está disponível nos serviços administrativos da União de Freguesias e nos vários comércios locais das duas aldeias. Quando estiver completo será entregue ao Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo.

 

 

 



Comentários

pub