Alcácer do Sal volta a dar “Um Mergulho na História” e realiza novas sondagens no Rio Sado

Projeto vai continuar em 2023

Alcácer do Sal voltou a dar “Um Mergulho na História”, entre os dias 12 e 17 de Setembro, naquela que foi a segunda campanha de prospeção e registo arqueológico nas margens do rio Sado.

De acordo com a autarquia, no âmbito do projeto foram realizados registos de filmagens com drone e fotogrametria em vários sítios arqueológicos já identificados e a algumas peças do Museu Pedro Nunes, tendo sido ainda levada a cabo uma investigação documental e arquivística no Arquivo Municipal de Alcácer do Sal e uma missão de prospeção visual nas margens do rio, com recurso a uma embarcação cedida pela autarquia.

Além disso, foram discutidos vários projetos de investigação a realizar no próximo ano que, após os resultados desta campanha, segundo o Município, «vão permitir conhecer melhor os vestígios arqueológicos das margens do rio Sado, contribuindo para um maior conhecimento da história regional e das dinâmicas fluviais desta área».

Os trabalhos contaram com a direção dos coordenadores do projeto e a colaboração e orientação dos profissionais de Arqueologia do Município de Alcácer do Sal e dos técnicos do setor de desporto da Câmara.

“Um Mergulho na História” tem como objetivo a caracterização do património cultural náutico e subaquático do Alentejo Litoral e a criação de conteúdos em formato digital para efeitos de comunicação pública da investigação.

Em nota, a autarquia refere ainda que o projeto visa a promoção do envolvimento das populações locais na temática da arqueologia náutica e subaquática enquanto valor cultural.

O projeto teve início em 2021, três anos depois de ter vencido o Orçamento Participativo de Portugal, e vai ter continuidade no ano de 2023, sendo desenvolvido ao longo de toda a Costa Alentejana.

 

 



Comentários

pub