Vinipax volta a Beja com prova de vinhos, degustação e música

Entre 30 de Setembro e 2 de Outubro

A Vinipax /Patrimónios do Sul está de volta a Beja com prova de vinhos, degustação de produtos regionais e animação musical entre 30 Setembro e 2 de Outubro.  

Em Julho, duas dezenas de produtores já tinham confirmado a sua presença na feira, que mostra a cultura dos Vinhos do Sul, nomeadamente das regiões do Alentejo, Algarve, Península de Setúbal e Tejo.

Esta é a 14ª edição do maior evento de Vinhos do Sul de Portugal, um espaço de afirmação dos mais emblemáticos vinhos da região alentejana, de outras regiões nacionais e de regiões estrangeiras, contamos com a presença da região convidada dos Vinhos do Douro e do Porto através do Instituto de Vinhos do Douro e do Porto que realiza uma prova temática no dia 30 de Setembro.

Na programação, além das habituais provas, haverá um destaque para o vinho de talha e para os vinhos de Beja e será promovida a estreita ligação dos vinhos e da gastronomia, através da realização de provas de harmonização, no espaço Sul à Mesa, onde assinalarão presença alguns representantes do enoturismo de excelência da região de Beja.

Este ano, os visitantes podem ainda contar com a renovada Loja de Vinhos, com um horário alargado, que permitirá a compra de todos os vinhos representados no certame. Esta loja dá ainda a possibilidade de escolher qualquer referência de vinho em prova na Vinipax para acompanhar as refeições no espaço Sul à mesa.

Antes da abertura oficial da feira será dado um gostinho do certame na Casa do Alentejo, em Lisboa, no dia 6 de Setembro, das 17h00 às 21h00, e no Castelo de Beja, dia 8, das 18h00 às 21h00.

No dia 6, em Lisboa, a apresentação contará com Eduardo Espinho acompanhado da sua viola e no dia 8, em Beja, com o saxofonista Carlos Amarelinho.

Para estas duas iniciativas o Município conta ainda com a participação dos produtores de vinhos de Beja e vinho de talha da Vidigueira.

A Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva (EDIA) também se junta à ação com apresentação de alguns produtos de Alqueva para degustação, abrindo o véu para o 1.º Mercado de Alqueva, integrado na feira, que se realiza em Beja, no primeiro fim de semana de Outubro.

A Vinipax /Patrimónios do Sul realiza-se em Beja, nos dias 30 de Setembro, 1 e 2 de Outubro.



Comentários

pub