São Francisco da Serra recebe primeiro Balcão SNS 24 de Santiago do Cacém

Balcões SNS 24 têm como objetivo a disponibilização de prestação de serviços digitais e de telesaúde

A freguesia de São Francisco da Serra tem desde esta terça-feira, 2 de Agosto, o primeiro Balcão SNS 24 no concelho de Santiago do Cacém. A inauguração contou com a presença de António Lacerda Sales, secretário de Estado Adjunto e da Saúde.

De acordo com a informação divulgada pela Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, os balcões SNS 24 têm como objetivo a disponibilização de prestação de serviços digitais e de telesaúde aos cidadãos do Litoral Alentejano, permitindo, realizar teleconsultas, marcar consultas, renovar receita médica, consultar exames, entre outros serviços.

No Município de Santiago do Cacém, o Balcão SNS 24 está a funcionar na Junta de Freguesia de São Francisco da Serra, que aderiu a este programa descentralizado do Ministério da Saúde.

Na inauguração, Álvaro Beijinha, presidente da Câmara de Santiago do Cacém, manifestou a sua «satisfação por estarmos a assinalar este novo serviço» e considera «um passo positivo, um passo importante na resposta aos serviços de saúde», mas não deixou de lamentar a decisão de «há 10 ou 11 anos encerrar o Centro de Saúde de São Francisco da Serra contra a vontade das autarquias e da população».

O autarca aproveitou a oportunidade para apresentar a sua preocupação sobre ao valor do arrendamento, «embora o tema não esteja ligado à saúde, cruza claramente com a saúde», porque, de acordo com o autarca, «a preocupação em concreto prende-se com a falta de profissionais de saúde» que não conseguem suportar os valores das habitações.

Álvaro Beijinha apresentou a «total disponibilidade da Câmara Municipal de Santiago do Cacém para cooperar com a saúde local».

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde António Lacerda Sales afirmou que este é «o primeiro de muitos» balcões que «permitem que a população mais vulnerável e em zonas mais isoladas possa ter acesso ao Serviço Nacional de Saúde».

 

 

Já Catarina Filipe, presidente do Conselho de Administração da ULSLA, destacou «a consolidação do trabalho em rede» que é considerado «fundamental para o sucesso das políticas públicas na área da saúde».

De acordo com Catarina Filipe, «este tipo de resposta permite aproximar os cuidados de saúde ao cidadão, melhorando o acesso a mais e melhor saúde e minimizando as distâncias e os prejuízos para os utentes».

Esta responsável agradeceu e reconheceu a «imprescindível ajuda das autarquias, sem as quais não teria sido possível alcançar, avançar com a criação destes balcões», e acrescentou que «este é o trabalho em rede que precisamos e esta é a saudável parceria que queremos continuar a desenvolver e aumentar em todo o Litoral Alentejano».

O secretário da Junta de Freguesia de São Francisco da Serra Pedro Gamito, referiu que, desde que houve o encerramento do Centro de Saúde, «a pretensão da Junta de Freguesia e da população era ter um médico em regime de permanência na Freguesia».

Não tendo sido possível concretizar esta reivindicação, a oportunidade de disponibilizar este serviço é «bastante positiva e naturalmente evita que a população tenha que se deslocar Santiago do Cacém com todos os transtornos», referiu o autarca.

No auditório da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) decorreu a assinatura do Protocolo de Colaboração que institui e regula os termos de funcionamento dos Balcões SNS 24 e dos Termos de Adesão das duas Juntas de Freguesia, que inauguraram os primeiros Balcões SNS do Litoral Alentejano

 



Comentários

pub