Santiago do Cacém aposta na formação profissional dos jovens

Juntamente com o Agrupamento de Escola de Santo André

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém e o Agrupamento de Escola de Santo André assinaram um protocolo que promove a  aprendizagem e a formação de jovens em áreas técnicas. 

O objetivo é, segundo a autarquia, inserir jovens no mercado de trabalho e estabelecer uma cooperação no âmbito da candidatura do Centro Tecnológico Especializado Industrial para os cursos de técnico de Manutenção Industrial de Metalurgia e Metalomecânica, técnico de Logística, técnico de Manutenção Industrial de Metalurgia e Metalomecânica variante de Eletromecânica e técnico de Instalações Elétricas.

No âmbito deste protocolo, as duas entidades comprometem-se a promover iniciativas como a realização de visitas dos alunos às empresas empregadoras, definição de uma estratégia de orientação escolar e profissional através de mentorias e aconselhamento do percurso profissional, organização e implementação da formação em contexto de trabalho.

Além disso, vão partilhar formadores da componente tecnológica em ambas as instituições, equipamentos e instalações.

Segundo o Município de Santiago do Cacém, o protocolo visa ainda «promover um ambiente de estágio inclusivo e a igualdade de oportunidades no acesso ao mercado de trabalho em condições justas, que garantam a realização pessoal e social, prosseguindo a Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência 2021-2025».

Outro dos objetivos é ainda o de colaborar para a eliminação dos estereótipos do género, eliminando todas as formas de violência no meio laboral, adotando os princípios da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030.



Comentários

pub