Palácio Ficalho chega a todos através de novo website

Palácio abriu ao público em 2021

O Palácio Ficalho, em Serpa, tem um novo website, tornando-se uma das mais recentes referências digitais do património português, chega agora a todos os que querem saber mais sobre o local. 

A plataforma aprofunda a informação sobre aquele lugar com mais de 600 anos de história – um dos raros no país ainda preservados pela família original – e agiliza a marcação de visitas e reserva de eventos.

No site, fica-se a saber mais sobre os Mello, estabelecidos em Serpa desde os anos 1400, raiz do edifício erguido no século XVII.

O projeto do Palácio Ficalho, que abriu ao público em 2021, é gerido por Matilde de Mello e pelas suas filhas, Maria e Luísa.

«Herdámos um lugar que testemunha uma história maior: uma história que nos ultrapassa. Por outro lado, esta é a casa onde vivemos a nossa história familiar, onde crescemos e ouvimos o que nos contaram os nossos pais e avós, e aprendemos com eles», referem em nota.

Entre os notórios do palácio está o conde de Ficalho, Francisco Manuel de Mello Breyner (1837-1903), botânico, historiador, artista e escritor, cujas obras e objetos pessoais podem ser vistos ali. Esta foi ainda uma casa frequentada por Eça de Queirós.

Quem quiser visitar o palácio, poderá fazê-lo por marcação. O itinerário foi concebido pelo historiador Joel Moedas-Miguel e a visita é guiada pela proprietária Matilde.



Comentários

pub