Odemira propõe uma «imersão cultural» em Setembro

“Setembro, uma imersão cultural” é uma iniciativa promovida pelo Município de Odemira

Interior da Igreja da Misericórdia, em Odemira – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação (arquivo)

A iniciativa “Setembro, uma imersão cultural” vai trazer ao concelho de Odemira, ao longo do mês, espetáculos musicais, exposições, performances, cinema, literatura, a par da comemoração do Dia do Município e da tradicional festividade religiosa, bem como o aniversário da Biblioteca Municipal.

As atividades começam logo em grande no primeiro fim de semana, entre os dias 2 e 4 de Setembro, com o regresso do Festival Terras Sem Sombras, que reúne música, património e biodiversidade.

Desta vez, o Terras sem Sombra divide-se entre o Vale de Santiago, a vila de Odemira, e a ribeira do Torgal, na freguesia de Saõ Luís. No Vale de Santiago, os participantes irão em busca da sua História, Património, Tradições, numa visita cultural orientada por António Martins Quaresma (historiador), José António Falcão (historiador de arte) e António Jorge Campos (técnico superior municipal). O ponto de encontro é às 15h00, na Igreja Paroquial de Santa Catarina.

À noite, às 21h30, na Igreja da Misericórdia, terá lugar o concerto «Geografias da Alma: Viagem ao Redor de Um Piano», por Raul Sunico.

Na manhã de domingo, dia 4, como é costume, o destaque irá para a biodiversidade, com o tema «Da Ponte do Sol Posto ao Pego das Pias: A Ribeira de Torgal», numa atividade orientada pela geóloga Madalena Silva.

Nos dias 2, 3, 5, 24 e 25, assinala-se o 22.º aniversário da Biblioteca Municipal José Saramago, que irá proporcionar à população de todas as idades uma programação diversificada.

O Festival Sete Sóis Sete Luas volta a Odemira com a arte do mundo mediterrânico e lusófono. O programa integra espetáculos musicais e uma performance de bicicleta acrobática, nos dias 4, 9 e 10 e 11 de Setembro.

 

Rui Veloso – Foto Rui Santos | Sul Informação (arquivo)

 

Nos dias 2 e 4, a atividade Artes Sobre Rodas – Galeria Ambulante da Sopa dos Artistas vai estar em Vila Nova de Milfontes e, no dia 3, na Zambujeira do Mar.

Entre os dias 7 e 8 de Setembro, os odemirenses prestam homenagem à padroeira Nossa Senhora da Piedade, com um conjunto de atividades culturais e religiosas.

O dia 8 será de festa com a realização da 9ª sessão protocolar do Dia do Município, na Igreja da Misericórdia de Odemira, agendada para as 10h30, na qual será atribuída a Medalha de Honra Municipal a José Alberto Candeias Guerreiro, anterior presidente da Câmara, e as Medalhas Municipais de Mérito a António Martins Quaresma e a Mariana Martins. A cerimónia conta com um momento musical pela Banda Filarmónica de Odemira, assinalando-se nesse dia o Feriado Municipal.

Na noite 16 de Setembro, às 22h00, a margem esquerda da Zona Ribeirinha de Odemira vai ser palco para um concerto com Rui Veloso, um dos nomes de referência da música portuguesa, seguido da atuação de DJ Wilson Honrado.

No dia 17, a Igreja da Misericórdia, em Odemira, vai ser palco, às 14h00, para a apresentação do projeto cultural “O Museu Somos Todos Nós”, seguindo-se às 16h30, “Quatro Mãos”, espetáculo para Piano e Desenho com Filipe Raposo e António Jorge Gonçalves.

Por seu lado, o Espaço CRIAR, em Odemira, acolhe, entre 23 de Setembro e 14 de Outubro, a exposição de Ana Baleia “A_WEAR”, na qual a artista lança o alerta para o excesso de resíduos têxteis produzidos, com peças de instalação / escultura cuja matéria prima são roupas usadas que foram deitadas no lixo.

Destaque ainda para os espetáculos musicais “Às Quintas no Quintal”, nos dias 1, 15 e 22, o espetáculo Santa Clara Blues, no dia 17, às 21h30, no Espelho de Água de Santa Clara-a-Velha, a Performance Clowns, com encenação de Giacomo Salisi, no dia 30, às 21h37, na Sociedade Recreativa S. Teotoniense, bem como a inauguração da exposição coletiva da Sopa de Artistas, no dia 24, às 18h00 na Igreja da Misericórdia (Odemira).

“Setembro, uma imersão cultural” é uma iniciativa promovida pelo Município de Odemira «com vista à descentralização e democratização da cultura, proporcionados diferentes manifestações culturais à população».

 

 

 

 



Comentários

pub