Odemira já escolheu vencedora da 1.ª edição do projeto Emunicipa-te

Uma parceria do Município com o Gap Year Portugal

“Ao Ritmo da Arte”, da autoria de Mariana Almeida, é o projeto vencedor da 1.ª edição do Emunicipa-te no concelho de Odemira, um projeto desenvolvido em parceria com a Gap Year Portugal. 

A vencedora, que ingressou no curso de Arquitetura em Lisboa mas «descobriu que era o mundo da arte que a movia», conquistou uma bolsa no valor total de 5 mil euros, com a qual terá a possibilidade de fazer um gap year pela Europa, num período de oito meses.

O Emunicipa-te, programa  Municipal de Bolsas de gap year, é uma iniciativa da Gap Year Portugal em parceria com o Município de Odemira, através do setor da Juventude, com vista a atribuir bolsas a jovens residentes ou estudantes do concelho, com idades entre os 18 e 30 anos, para o financiamento de projetos de gap years (anos sabáticos) com duração de seis a dez meses.

«Com base na visão de que apostar na juventude é apostar na inovação e no futuro, o “Emunicipa-te” tem por principais objetivos desenvolver a participação juvenil, fomentando uma cultura de participação, capacitando os jovens para a intervenção ativa nas esferas pública e privada e potenciando-os enquanto geradores de mudança e desenvolvimento», frisa a autarquia em nota.

A aventura de Mariana Almeida começará em Barcelona e Paris, onde a jovem se «pretende inspirar e dedicar à aprendizagem da arte, cultura e línguas, ingressando entre outras experiências em workshops e residências artísticas».

A viagem ao “Ao ritmo da arte” segue para Calais, onde Mariana irá partilhar os seus conhecimentos com a comunidade ingressando em vários projetos de voluntariado.

A última fase do roteiro deste gap year passará por Amesterdão, Copenhaga e Reykjavik.



Comentários

pub