Mala Voadora leva “Paixão Segundo João” à aldeia da Abela

Em Santiago do Cacém

A peça teatral “Paixão Segundo João”, de António Tarantino, vai ser apresentada amanhã, sexta-feira, e no sábado, dias 19 e 20, às 21h00, nas instalações do Futebol Clube Abelense, na freguesia de Abela, em Santiago do Cacém.

Em palco estarão os atores Pedro Lacerda, Vítor D’Andrade e José Grazina. Pedro Lacerda recebeu, em 2021, o prémio da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) para “Melhor Ator Teatro” com a peça “Paixão Segundo João”, que recebeu o prémio SPA Autores 2021 para melhor espetáculo.

Esta peça da “Mala Voadora”, financiada pela EEA Grants Portugal, mas também pela Câmara, é realizada no âmbito do projeto “Campilhas Internacional”, criado por esta companhia de teatro para o concelho de Santiago do Cacém, com o apoio da Câmara Municipal e de vários parceiros locais, nacionais e estrangeiros.

A peça “Paixão Segundo João”, que integra um grupo de textos chamado “Quatro Atos Profanos” de Antonio Tarantino, «conta a viagem de um doente mental, acompanhado por um enfermeiro, às diferentes secções da Segurança Social para obter ou não, o seu estatuto de “louco”», segundo a Câmara de Santiago do Cacém.

«A partir daí podem imaginar as situações mais engraçadas e as mais trágicas. É um esquizofrénico que se toma por Jesus Cristo e o enfermeiro “João”, muito concreto, apaixonado por carros e por catálogos de promoções de supermercado. Em suma temos duas vias, contadas em tempos diferentes. Uma da ordem do sagrado e outra da ordem do profano. Uma da ordem da farsa, outra da ordem da tragédia. É este o ponto de partida para este espetáculo», acrescenta.

O ator Pedro Lacerda recebeu, em 2021, o prémio da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) para “Melhor Ator Teatro” com a peça “Paixão Segundo João”, que recebeu o prémio SPA Autores 2021 para melhor espetáculo.

Quanto ao “Campilhas Internacional”, é uma iniciativa que «promove dinâmicas como o teatro radiofónico, espetáculos, formação, residências artísticas, entre muitas outras, destinadas ao público em geral, mas com especial atenção à população escolar e sénior, que reside no interior do concelho».

«O projeto passa, também, pelo complexo em construção na Barragem de Campilhas que engloba a vertente cultural e de criação artística, mas também turística, trazendo a atividade criativa da Mala Voadora para o Alentejo», concluiu a Câmara.

 

 



Comentários

pub