O Dia Internacional da Juventude vai ser assinalado em Loulé esta sexta-feira, 12 de Agosto, com ações de sensibilização sobre temas como a alimentação saudável e o impacto das redes sociais na sociabilização dos jovens – e animação também não faltará.
Nesse dia, entre as 10h00 e as 00h00, o Parque Municipal de Loulé será palco de um conjunto de iniciativas de carácter cultural, recreativo e desportivo.
O evento irá decorrer em dois momentos. O primeiro será destinado aos participantes do programa municipal “Férias para Todos”, com idades entre os 6 e os 12 anos, das 10h00 às 16h00. O segundo, aberto a todos os jovens dos 15 e os 29 anos, decorre das 21h00 e as 00h00.
Além das várias atividades, no parque estarão espalhados insufláveis e está ainda prevista animação musical e artes de rua com a Associação Artística Satori,
O grupo Contemporâneo Fusion, o Quarteto de Clarinetes da Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva, o “Seiktokas” (dinâmica de percussão com o público por Sérgio Almeida), um momento de hip-hop e a atuação do DJ “Worrior” fazem também parte do programa.
Nesse dia, serão também promovidas ações de cidadania dirigidas à comunidade juvenil.
Em nota de imprensa, a Autarquia frisa que vai aproveitar esta efeméride para apresentar alguns dos seus projetos diretamente ligados aos jovens, «sensibilizando-os para matérias que têm espacial importância junto das gerações mais novas como é o caso das alterações climáticas e sustentabilidade ambiental, da proteção civil ou da responsabilidade alimentar».
No que respeita à promoção de hábitos alimentares saudáveis, os jovens poderão aprender mais sobre os projetos “Marmitando” e “Prato Certo”, através de workshops desenvolvidos que permitirão saber quais os melhores alimentos e os seus benefícios, como devem ser confecionados, como ler os rótulos alimentares para interpretar a percentagem de açúcares e gorduras saturadas presente nos alimentos ou ainda a importância da higienização dos alimentos e das mãos.
Os Bombeiros, Proteção Civil e GNR levarão algumas mensagens sobre segurança e socorro dentro da comunidade.
As questões ligadas a emergência climática e proteção ambiental vão ainda estar em foco junto dos participantes, através de iniciativas que visam a defesa da biodiversidade e dos habitats, promovidas pelo Centro Ambiental.