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O uso de sistema de rega inteligente permitiu à Infralobo poupar 44% de água para rega de Espaços Verdes em 2021, poupança que representa custos inferiores na aquisição de água em cerca de 100 mil euros. 

De acordo com a Infralobo, em 2020, a poupança já tinha atingido os 27%, numa poupança a rondar os 60 mil euros.

Carlos Manso, CEO da Infralobo, diz que «o aumento da eficiência na gestão dos recursos hídricos nos espaços verdes públicos e privados deve ser uma meta a que todos os consumidores devem estar focados, reforçando que a Infralobo utiliza 3,7 litros m2/dia, fazendo uma boa utilização da água, já que o limite da eficiência está no intervalo de 3 litros m2/dia a 5 litros m2/dia. A solução para a escassez de água passa não só pela poupança, mas também por uma maior eficiência na utilização da água».

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O projeto encontra-se enquadrado na Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas no sentido da nova Estratégia Municipal de Ação Climática e que engloba medidas com vista a uma maior eficiência hídrica.

O projeto de sistema de rega consiste num sistema inteligente de automatização da rega de espaços verdes implementado em 2019 e associado a uma estação meteorológica que torna possível a programação e o controlo remoto dos dispositivos de rega, a partir de uma sala de controlo/monitorização, contribuindo para combater o desperdício de água, poupar energia e reduzir custos.

Ao monitorizar indicadores como a pluviosidade ou a humidade do solo, «o sistema permite ativar ou desativar automaticamente os mecanismos de rega consoante as condições climatéricas e a necessidade real de água. Aquando da apresentação, a Infralobo estimava alcançar uma poupança entre 20% a 40% nos custos da água para a rega de espaços verdes, objetivo agora ultrapassado», continua a empresa em nota.

A Infralobo investiu cerca 60 mil euros (comparticipados em 80% pelo CRESC 2020 na verba de 48 Mil Euros) nesta ferramenta que incluiu a instalação de medidores, de sensores mapeados por georreferenciação e de uma central meteorológica.

Apesar dos atrasos gerados pela pandemia, a empresa afirma que, no futuro, continua a pretender alargar a utilização desta ferramenta e
beneficiar os residentes, através da disponibilização de uma aplicação com informações baseadas na central meteorológica que os ajudará a reduzir o seu próprio consumo de água.

Sul Informação



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