Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo quer aumentar competitividade do setor

CEPAAL prepara ações depois de ver aprovado projeto submetido ao PDR2020

O Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL), sedeado em Moura, viu aprovado o projeto “OlI(V)ALL-IN” submetido ao aviso “Operação 20.2.4 – Assistência técnica RRN – Área 4: Observação da agricultura e dos territórios rurais”, do PDR2020.

O CEPAAL revela que, em 2022 e 2023, irá «levar a cabo um plano de ação com o principal objetivo de aumentar a competitividade dos principais agentes dos sectores olivícola e oleícola».

Para atingir essa finalidade, aquele Centro pretende, por um lado, promover «uma participação ativa e trabalho conjunto entre esses agentes e a transferência de novos conhecimentos e, por outro lado, numa aproximação dos setores ao consumidor comum, promovendo a partilha de informação sobre os setores, no geral, e os produtores da região do Alentejo, em particular».

O projeto irá contar com a realização de duas edições do Congresso Nacional do Azeite, o desenvolvimento de um Guia Interativo – Tudo sobre o Azeite do Alentejo e a reestruturação da Rota dos Azeites do Alentejo, bem como a conceção de uma app e de um micro site como principal fonte de partilha, adianta o CEPAAL em nota de imprensa.

«O Congresso, ponto de encontro para os profissionais do sector, palco de discussão e partilha de informação, terá duas edições dedicadas às principais temáticas do setor».

«Já o Guia e a Rota têm como grande objetivo aproximar o produtor dos consumidores, facilitando a sua promoção, das suas marcas e produtos, incentivando o conhecimento e troca de informação relativamente ao Azeite», explica.

Quanto ao desenvolvimento da app e do micro site, o Centro afirma que «permitirão não só reunir a informação obtida e originada a partir dos Congressos, do Guia e da Rota, mas também informação relevante do CEPAAL e do setor, disponibilizada de forma gratuita a todos os que tenham interesse».

O projeto é cofinanciado por fundos comunitários e nacionais através do PDR2020 e conta com um investimento superior a 46.500 euros.

O CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo nasceu em 1999 e é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo dinamizar e promover os setores oleícola e olivícola nacionais, no geral, e do Alentejo, em particular.

Além de 22 produtores, tem entre os seus associados instituições ligadas ao setor olivícola e oleícola, incluindo organismos do Estado, municípios e universidades.

 

 

 



Comentários

pub