Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O algarvio Artur Mendonça (BTT Loulé/Elevis) é um dos três juniores escolhidos para a Seleção Nacional de BTT, que vai competir no Campeonato do Mundo desta vertente do ciclismo, em Les Gets, França, entre quinta-feira e domingo.

Portugal terá nove representantes, cinco na disciplina de cross country olímpico (XCO) e quatro na especialidade de downhill (DHI).

No XCO, disciplina olímpica de BTT, Portugal contará apenas com corredores juniores e sub-23. Em sub-23 estão convocados João Cruz (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) e Raquel Queirós (MMR Factory Racing Team).

maozorra

Nos juniores, além de Artur Mendonça (BTT Loulé/Elevis), foram ainda escolhidos Guilherme Barros (24horas Altimetria/Ontrack) e Íris Chagas (Automóveis Ribeiro/GDVP).

“Estaremos presentes com um lote de corredores muito jovens no XCO. Os resultados do Artur Mendonça em provas internacionais, ao longo de toda a época, permitem-nos ter a expectativa de uma boa classificação. O mesmo se aplica à Raquel Queirós, que pretendemos que dê sequência no Mundial à série de lugares no top 10 que vem alcançando nas últimas semanas”, antevê o selecionador nacional, Pedro Vigário.

No DHI, a Seleção Nacional contará com Gonçalo Bandeira e Vasco Vasconcelos, em elite, e com Henrique Ferreira (Município de Porto Moniz/CN Seixal) e Matias Camacho (Caniço Riders/2Cycling), na categoria de juniores.

“Temos uma equipa de DHI formada por corredores que se têm destacado no circuito nacional. O mais experiente internacionalmente, apesar de ser sub-23 de segundo ano, é o Gonçalo Bandeira. O objetivo para todos é a passagem à final”, resume Pedro Vigário.

Os primeiros a competir serão os ciclistas de DHI, cuja qualificação irá ocupar toda a manhã de quinta-feira, 25 de agosto. No mesmo dia competem os juniores na disciplina de XCO. A feminina corre às 14h00 e os masculinos escutam o tiro de partida às 16h00.

Sábado será o dia das finais de DHI. Caso os portugueses cumpram o objetivo de apuramento para a corrida decisiva, irão competir às 8h30 – juniores – e às 13h35 – elite.

Domingo é dia das provas sub-23 de XCO. Raquel Queirós compete às 8h00 e João Cruz alinha às 9h45.

 



infraquinta rumo à sustentabilidade
banner de topo alcoutim

Também poderá gostar

Foto capa by David Pereira

AC Jopelor triunfa em casa no Circuito Brito da Mana em Tavira

luis costa paralimpicos

Paraciclista Luís Costa inibido de competir até Janeiro de 2027

Foto: FPC

Ciclista algarvio Noah Campos participa no Grande Prémio das Nações