Agência Portuguesa do Ambiente avalia possibilidade de desassorear troços do rio Sado

A pedido do presidente da Câmara de Alcácer do Sal

A Agência Portuguesa do Ambiente está a avaliar a possibilidade de promover o desassoreamento de troços do rio Sado, na sequência de um pedido feito por Vítor Proença, presidente da Câmara de Alcácer do Sal.

Num ofício enviado ao Conselho Diretivo da APA, Vítor Proença solicitou o desassoreamento do troço do rio entre a ponte rodoviária e a ponte do IC1, junto à área urbana de Alcácer.

A Câmara recorda que este tipo de intervenções são «uma competência do Ministério do Ambiente» e que há «a necessidade urgente de desassoreamento de troços do Sado, rio que se encontra fortemente assoreado com largos prejuízos para meio ambiente, paisagem urbana, navegabilidade e turismo».

Na resposta, a agência disse que «este tipo de ações terão de ser adequadamente avaliadas sob vários aspetos, nomeadamente do ponto de vista ambiental e arqueológico, envolvendo a consulta de outras entidades».

«Nesse âmbito, a APA informa que irá promover a referida avaliação e as consultas necessárias, com vista a enquadrar as tipologias de intervenção a desenvolver, a respetiva estimativa de custos financeiros, possíveis fontes de financiamento e a sua calendarização», acrescenta a mesma entidade.

A resposta da APA reconhece que esta competência não é do Município, tendo a intervenção da autarquia sido crucial para que fossem desencadeados procedimentos fundamentais.

 

 



Comentários

pub