Alentejo Central procura candidatos para residências artísticas em escolas

Open call já está a decorrer

Os artistas e organizações culturais interessados em realizar residências artísticas em escolas de Évora, Viana do Alentejo, Montemor-o-Novo e Borba, podem apresentar as suas candidaturas até 16 de Setembro, no âmbito da open call do programa Transforma que foi lançada esta quarta-feira pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC).

As residências são parte integrante do Transforma – Programa para uma Cultura Inclusiva no Alentejo Central e  dos seus projetos de Mediação Cultural e serão dinamizados em conjunto com agrupamentos escolares, tendo em vista «o desenvolvimento e implementação de pedagogias criativas, capazes de motivar os alunos e envolver a comunidade educativa no compromisso de uma educação para todos com uma forte componente artística».

«Para isso, propõe-se juntar artistas e professores de diversas disciplinas, na definição de projetos que recorram a estas pedagogias criativas e promovam mais atenção, motivação e envolvimento dos alunos em sala de aula», segundo a CIMAC.

As diferentes residências serão promovidas nas escolas, ao longo «de alguns meses, já no ano letivo de 2022/2023».

Os estabelecimentos envolvidos são os dos agrupamentos de escolas Manuel Ferreira Patrício, de Évora, de Viana do Alentejo, de Montemor-o-Novo e de Borba.

Num primeiro momento, será realizado um Laboratório de Criação de Pedagogias Criativas.

«Durante 5 dias consecutivos, os artistas selecionados irão participar num laboratório intensivo, orientado por artistas convidados que participaram no projeto “10X10 Ensaios entre Arte e Educação” da Fundação Gulbenkian, no qual irão experimentar, testar e criar repertório de pedagogias criativas», segundo a comunidade intermunicipal.

Este Laboratório ocorrerá durante o mês de Outubro de 2022.

Segue-se a realização da residência propriamente dita, com uma duração entre 3 a 5 meses, ao longo dos quais «os artistas selecionados irão, em conjunto com os professores envolvidos e respetiva turma, implementar um projeto».

«Tal implica que o artista terá que se deslocar com regularidade à escola, quer para preparar o projeto com os professores, quer para trabalhar diretamente com estes e os alunos. A residência ocorrerá entre Novembro de 2022 e Maio de 2023», enquadrou a CIMAC.

Os interessados podem obter toda a informação e apresentar as suas candidaturas seguindo este link.

O Transforma – Programa para uma Cultura Inclusiva do Alentejo Central, coordenado pela CIMAC e cofinanciado pelo Fundo Social Europeu no âmbito do Alentejo 2020, «pretende promover a inclusão social junto de populações excluídas ou isoladas, através de uma abordagem integrada entre cultura e inclusão social num contexto predominantemente rural e de baixa densidade, envolvendo entidades locais que já têm experiência nas áreas culturais em que se foca o programa».

 

 

 

 



Comentários

pub