Agricultura do século XXI debatida na ExpoReg

Exposição de Atividades Económicas de Reguengos de Monsaraz decorre entre 12 e 15 de Agosto

Foto: arquivo

A 28.ª Exposição de Atividades Económicas de Reguengos de Monsaraz (ExpoReg) vai ser dedicada à agricultura do século XXI. 

O certame, que decorre de 12 a 15 de Agosto no Parque de Feiras e Exposições da cidade, vai receber 70 empresas, empresários e instituições a promoverem os seus produtos e serviços.

Além das empresas de bens e serviços de apoio à agricultura e de maquinaria agrícola, haverá também expositores nas áreas do comércio de automóveis, climatização, artesanato, queijos, mel, gin, cerveja artesanal, doçaria, imobiliário, mecânica, vestuário, veterinária e produtores de vinho.

Nesta edição estará ainda em permanência a exposição “A Agricultura do Século XXI” e a 25ª Exposição de Pecuária com dezenas de caprinos, ovinos e bovinos de vários produtores do Alentejo. Diariamente, das 18h00 às 22h00, haverá passeios a cavalo no picadeiro.

A Cerimónia de Abertura da ExpoReg realiza-se na sexta-feira, 12 de Agosto, às 18h00, com a presença de Carlos Miguel, secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, seguindo-se a visita aos expositores e uma prova de vinhos e de produtos do concelho.

Às 22h00 sobe ao palco Rafa e Beltran com o Grupo de Sevilhanas Corazon Flamenco e a partir da meia-noite o Dj Vassalo vai animar a pista de dança.

No dia 13 de Agosto, às 10h00, tem início a conferência “A Agricultura do Século XXI” no Auditório Guadiana. A conferência vai ser moderada por Felipe Perdiz, da Elite Vinhos, e abre com a comunicação “Agricultura de Precisão”, por José Rafael da Silva, do departamento de Engenharia Rural da Universidade de Évora.

Às 10h45, Gonçalo Morais Tristão, presidente do Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio vai falar sobre “Regas de Precisão” e pelas 11h10, Eiras Dias, do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, vai abordar o tema “As Castas do Século XXI”.

A fechar, às 11h45, será apresentada a comunicação “Mecanização Agrícola/Melhorias da pulverização de produtos fitofarmacêuticos e diminuição da deriva” com Helena Marcão, da Samuel Salgado, Pepe Núñez, da Pulverizadores Fede e Daniel Lopes, da Jopauto.

A partir das 18h00 decorre no picadeiro o primeiro dia de provas do Concurso de Saltos Nacional – Especial. Às 22h00, o palco da ExpoReg recebe o grupo Baila Maria e a partir da meia-noite o Dj Moonlight e o Deejay JonnyM. Também à meia-noite tem início a largada de toiros no Campo das Largadas.

No domingo, 14, às 18h00 começa o segundo dia de provas do Concurso de Saltos Nacional – Especial. Mário Moita vai atuar a partir das 22h00 no palco da ExpoReg para comemorar 40 anos de carreira e a pista de dança abre à meia-noite com as misturas da Dj Miss Shy e do Dj Mike del Mata. Igualmente à meia-noite haverá largada de toiros no Campo das Largadas.

Na segunda-feira, às 22h00, realiza-se uma corrida de touros na Praça de Touros José Mestre Batista. Nesta corrida vão estar os cavaleiros João Telles, Tiago Carreiras, Miguel Moura, António Prates e Tristão Telles. Os forcados de Évora e de São Manços vão pegar toiros da Ganadaria Branco Núncio.

O palco da ExpoReg terá no último dia, a partir das 22h00, uma noite de fados com António Pinto Basto, Luís Caeiro, Alexandra e José Gonçalez. A fechar, à meia-noite, atua a banda Os Red.

A ExpoReg tem entrada gratuita e o Pavilhão Multiusos vai estar aberto ao público na sexta-feira entre as 18h00 e a meia-noite, e nos restantes dias das 10h00 à meia-noite. A tradicional Feira de Santa Maria decorre no domingo e na segunda-feira.



Comentários

pub