Vaso de Tavira e estela com Escrita do Sudoeste em novos selos dos CTT

Selos apresentam imagens de peças que atestam relação intensa entre o Ocidente e o Mediterrâneo

O islâmico Vaso de Tavira, a Estela da Abóbada, encontrada em Almodôvar, em xisto grauváquico coberto com os caracteres da Escrita do Sudoeste, uma tigela com decoração epigráfica em corda seca total, do século XII, e ainda um Krater-de-sino de estilo ático de figuras vermelhas são os elementos do património que figuram numa nova emissão de selos, lançada esta segunda-feira, 11 de Julho, pelos CTT – Correios de Portugal.

Dedicada às Vilas Antigas do Mediterrâneo, a emissão é composta por dois selos com valores faciais de 0,57€ e 1,05€, com uma tiragem de 75 000 exemplares cada e ilustração de Luís Taklim.

“Desde a Idade do Bronze, as relações do Ocidente com o Mediterrâneo são intensas e têm efeitos muito profundos na organização das sociedades. Um dos mais antigos e importantes testemunhos dessas relações e dos seus efeitos é a adoção da escrita na I.ª Idade do Ferro do Sudoeste da Península Ibérica, a partir do século VII a.C. Essa adoção acontece no contexto de um fenómeno geral de urbanização daquelas comunidades, de onde nasceram as vilas e cidades desta parte do Mundo”, lê-se na pagela desta emissão.

As obliterações do primeiro dia podem ser feitas nas seguintes Lojas CTT: Restauradores, em Lisboa, Palácio dos Correios, no Porto, Zarco, no Funchal, e Antero de Quental, em Ponta Delgada.

 

 



Comentários

pub