Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de odemira

A Universidade do Algarve (UAlg) tem candidaturas abertas para 15 Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), reforçando a oferta com dois novos cursos: Proteção Civil e Mediação Intercultural. 

A principal novidade para 2022/23 prende-se com a atribuição de 46 bolsas de incentivo, distribuídas por oito CTeSP.

Estas bolsas de incentivo, atribuídas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), traduzem-se num apoio financeiro anual para comparticipação dos encargos com as propinas (609,24 euros).

maozorra

O curso em Proteção Civil visa formar profissionais capazes de desenvolver, de forma autónoma ou integrados em equipas multidisciplinares, atividades de Proteção Civil nas áreas da prevenção, mitigação e reposição da normalidade face a riscos naturais e ou tecnológicos.

«Já o CTeSP em Mediação Intercultural (regime noturno) pretende fazer convergir diferentes conhecimentos e técnicas para formar profissionais que possam trabalhar junto das comunidades migrantes que vivem no nosso país e que enfrentam várias dificuldades e realidades diárias, relacionadas com o choque entre culturas, hábitos diferentes, assim como problemas em termos de comunicação nos hospitais, centros de saúde, escolas, autarquias, espaços culturais e outras instituições públicas ou privadas», explica a UAlg.

A academia algarvia disponibiliza 15 CTeSP nas áreas de Artes, Comunicação e Património; Economia, Gestão e Turismo; Ciências Sociais e da Educação e Engenharias e Tecnologias.

Um CTeSP é um ciclo de estudos que confere um diploma de técnico superior profissional de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações. Tem a duração de dois anos letivos, constituídos por um conjunto de unidades curriculares organizadas em componentes de formação geral e científica, formação técnica e formação em contexto de trabalho, que se concretiza através de um estágio.

O titular deste diploma poderá ingressar nos cursos de licenciatura da UAlg, através de concurso especial próprio a si destinado, adquirindo o respetivo grau académico.

Destinam-se a titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente (por exemplo curso profissional ou curso tecnológico); titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior e a candidatos que obtenham aprovação através dos maiores de 23 anos.

 

Candidaturas

1.ª fase: 11 de Julho a 14 de Agosto

2.ª fase: 20 a 25 de Setembro

 



vamos à vila 2025
emarp

Também poderá gostar

Artigo Clarks.docx

Escola de Olhão integra projeto europeu de combate às alterações climáticas

residencias ualg prr (1)

Presidente da Comissão de Acompanhamento do PRR visitou obras das novas residências universitárias da UAlg

computadores_digital_online_tecnologia_er_02

Algarve Evolution organiza sessão de apresentação de estágios de Verão para estudantes