Todos os caminhos da Arte Contemporânea vão dar a Elvas nos 15 anos do MACE

De 15 de Julho a 15 de Agosto

Museu de Arte Contemporânea de Elvas MACE – Foto: Câmara Municipal de Elvas (Facebook)

Exposições de 25 entidades culturais de todo o país e mesmo de Espanha vão marcar os 15 anos do Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), casa da Coleção António Cachola.

A iniciativa 15 Anos de MACE – Aqui Somos Rede conta com a direção artística de Ana Cristina Cachola e abre no fim de semana de 15, 16 e 17 de Julho. A cerimónia oficial de abertura terá lugar no sábado, dia 16, com presença do primeiro-ministro António Costa.

Serão várias centenas de artistas a participar nas 25 exposições que poderão ser visitadas entre 15 de julho e 15 de agosto, num evento que une a arte contemporânea, o património e o pensamento sobre políticas culturais.

Elvas acolhe, assim, um projeto inédito que junta, pela primeira vez, na mesma cidade, tantos agentes do sistema da arte português e integra ainda o MEIAC, vindo de Espanha.

«15 Anos de MACE – Aqui Somos Rede celebra não só os 15 anos de um museu, e de uma cidade que o acolhe, mas de um ecossistema, distribuído pelo território, que, em conjunto, tem contribuído para que Portugal se inscreva no circuito da arte internacional», explica a organização.

O projeto procura «promover uma descentralização a duas dimensões que, por um lado, traz de forma efetiva entidades promotoras de arte contemporânea, reconhecidas nacional e internacionalmente, para Elvas».

Por outro, promove «a descentralização de um programa comemorativo que não terá como epicentro o MACE e a Coleção António Cachola, mas o circuito em rede formado pelas diversas propostas artísticas que compõem o programa».

Ana Cristina Cachola, diretora artística, salienta que «a celebração dos 15 anos surge num contexto específico: passaram-se cerca de dois anos e meio de pandemia, e antes do seu fim, assiste-se a uma guerra que desagrega irremediavelmente a Europa, o mundo e as supraestruturas democráticas. Estes eventos afetaram de forma inesperada um sistema artístico que apenas agora começava a recuperar – recuperação essa, resultado de um agir coletivo e solidário».

Ora, acrescenta Ana Cristina Cachola, «neste momento, não se pode celebrar sozinho. Por isso, este ano, foram convidadas 25 entidades diferenciadas de todo o país, e também de Espanha (coleções, espaços de exibição alternativos, etc.) para apresentarem os seus projetos, na cidade de Elvas, e mostrarem a resiliência de um sistema da arte (co)operante».

15 ano de MACE – Aqui Somos Rede «amplia-se para lá da comemoração de um museu e de uma coleção, assumindo-se enquanto momento colaborativo e demonstrativo da dinâmica das instituições de arte contemporânea nacionais e da cidade de Elvas como lugar de referência da programação cultural em Portugal», conclui.

Desta forma, entre 15 de Julho e 15 de Agosto, poderão ser vistos. em Elvas. artistas como Fernanda Fragateiro, Robert Mapplethorpe, Mané Pacheco, Julião Sarmento, José Pedro Croft, Odete, Pedro Cabrita Reis, Carlos Bunga, Diana Policarpo, Rui Chafes, Luísa Cunha, Lawrence Weiner, Helena Almeida, Gisela Casimiro, Antoni Tàpies, Pedro Neves Marques, Igor Jesus, Alice dos Reis, Andreia Santana, João Pedro Vale & Nuno Alexandre, entre muitos outros, em curadorias de Sara Antónia Matos, João Pinharanda, Miguel von Hafe Pérez, David Silva Revés, João Silvério, Adelaide Ginga, entre outros. As exposições poderão ser vistas em espaços como a Cisterna da Cidade, o Castelo, o Paiol de Nossa Senhora da Conceição ou a Sociedade de Instrução e Recreio.

 

O que é o MACE-Coleção António Cachola:

A Coleção António Cachola dedica-se, em exclusivo, à produção artística visual portuguesa.

Sem balizas disciplinares ou temáticas, a coleção conta com mais de 900 obras, dando especial enfoque a artistas portugueses que começam a produzir na década de 1980 e acompanha as criações contemporâneas nacionais até aos nossos dias.

É considerada uma das mais importantes coleções privadas portuguesas e mantém-se em constante atualização.

Em 2016, a Coleção António Cachola recebeu o Prémio “A” ao Colecionismo Privado da Fundación ARCO (Madrid).

A Coleção António Cachola encontra-se em depósito no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), instituição museológica com tutela municipal, inaugurada em 2007, e que se encontra desde 2015 inserida na Rede Portuguesa de Museus.

O museu está instalado num edifício de grande valor patrimonial, no centro histórico de Elvas, cidade reconhecida como Património Mundial pela UNESCO, e faz uso do seu posicionamento ibérico estratégico para promover, nacional e internacionalmente, a arte contemporânea portuguesa.

Galerias e coleções presentes

ZDB * MEIAC * Quéréla * Appleton * Uppercut * O Armário * Spirit shop * Supermala * DuplaCena/Vem * Estrela Decadente * Quetzal Art Center * Coleção Fundação PLMJ * Coleção Leal Rios * Coleção Marin Gaspar * Coleção João Luís Traça * Fundação Carmona e Costa * Coleção Armando Martins – MACAM * Coleção Figueiredo Ribeiro * Coleção Norlinda e José Lima * Coleção Peter Meeker / Casa São Roque * Coleção José Carlos Santana Pinto * Uma Certa Falta de Coerência * Coleção Maria e Armando Cabral – Rialto 6 * Coleção AA * MACE

 

 



Comentários

pub