“The Carpentry Club” e “Humiverso” são os grandes vencedores do “Odemira Empreende”

“The Carpentry Club” ganhou o Prémio Espírito Empreendedor” e “Humiverso” foi distinguido nas “Ideias Empreendedoras e Criativas”

Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

“The Carpentry Club” foi o grande vencedor da 6ª edição do Prémio Espírito Empreendedor promovido pela Câmara de Odemira, que este ano contou com um total de nove candidaturas. “Humiverso” foi distinguido na categoria de Ideias Empreendedoras e Criativas. 

O projeto de carpintaria, que ganhou o prémio de 2 mil euros, é da autoria de Nadine Guerreiro e Luís Favel, e pretende criar artesanato de luxo utilizando como matéria-prima madeiras provenientes dos concelhos de Odemira e Monchique.

Já o “Humiverso”, pensado por Pedro Santos e Rafael Crisóstomo, que recebeu um apoio de 1200 euros, tem como objetivo criar estações de transformação de resíduos orgânicos em corretivos orgânicos, acompanhadas de consultoria.

Apesar de não serem naturais de Odemira, os jovens empreendedores vivem no concelho e sentiram que era aqui que fazia sentido desenvolver esta ideia.

«Sempre tivemos interesse nesta área da sustentabilidade e da compostagem. Vimos uma grande necessidade aqui no concelho. O acaso trouxe-nos aqui e achamos que há necessidade de melhorar a resiliência e a sustentabilidade da agricultura, e de todos os resíduos orgânicos no geral. Por isso, estamos aqui para desenvolver essa ideia e contribuir para o concelho», disse Pedro Santos aos jornalistas.

 

Pedro Santos e Rafael Crisóstomo, vencedores da Ideia Empreendedora e Criativa – Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

 

«O que vamos fazer é criar estações para as quais os resíduos orgânicos são encaminhados e, a partir daí, são produzidos corretivos orgânicos que têm boas propriedades para o solo local. Em vez de ser uma grande estação para onde vão todos os resíduos, cada produtor fica com a sua pequena estação e assim reduzem-se os custos de transporte», continuou.

Os prémios, que se inserem no âmbito do programa “Odemira Empreende – Programa Municipal de Empreendedorismo e Emprego”,  foram entregues na FACECO – Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira.

A 6ª edição do Prémio Espírito Empreendedor atribuiu ainda o 2.º lugar, no valor de 1000 euros, à mercearia “O Cantinho da Xana” – que prioriza os produtos de fornecedores locais e a venda a granel – e o 3.º lugar, no valor de 500 euros,  ao alojamento local “Breathe In Guest House” – um estabelecimento na Zambujeira do Mar com um posicionamento ecologicamente responsável.

Na categoria de Ideias Empreendedoras e Criativas, foi também premiada a ideia “SW Portugal On Bike” – que pretende disponibilizar bicicletas elétricas na zona litoral – uma iniciativa de João Alfeirão, que recebeu o valor de 800 euros.

Durante a cerimónia, Ricardo Cardoso, vice-presidente da Câmara de Odemira, realçou que, desde 2015, ano em que foram entregues os primeiros prémios, o concelho já apoiou mais de 150 ideias empreendedoras e já criou mais de 150 postos de trabalho.

«Nós temos sido surpreendidos com projetos diferenciadores, sabemos que existe uma dinâmica forte no nosso território e, portanto, é com naturalidade que assistimos ao surgimento de novas ideias e projetos empreendedores», disse aos jornalistas.

Quanto ao vencedor na categoria de Ideias Empreendedoras, Ricardo Cardoso, frisou que o prémio foi «muito bem atribuído».

«A cada dia que passa é mais importante a sustentabilidade, a política dos 3R’s e, por isso, foi muito interessante esta ideia e aquilo que pretendemos é que se consolide num projeto empreendedor», remata.

 

Fotos: Mariana Carriço | Sul Informação

 

 

 



Comentários

pub