Temperaturas sobem até aos 43º no Baixo Alentejo e Algarve

O calor vai ser uma constante em todo o país

As temperaturas vão subir a partir da próxima quarta-feira e poderão mesmo atingir 43º Celsius no Baixo Alentejo e Algarve. As altas temperaturas, associadas aos valores baixos da humidade relativa do ar, vão causar um aumento significativo do perigo de incêndio rural para os próximos dias, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O calor, aliás, vai ser uma constante em todo o país: os valores irão situar-se entre os 35 e os 40ºC, podendo ser superiores em alguns locais, principalmente no Vale do Tejo, interior do Alentejo e Algarve, em especial no Sotavento.

O meteorologista Bruno Café, do IPMA, explicou que esta situação se deve a um «fluxo do quadrante Leste na circulação de um anticiclone localizado a nordeste dos Açores, estendendo-se em crista até à Europa Central, transportará uma massa de ar quente e seco sobre o território do continente».

Mas não serão apenas as máximas a subir. Haverá também um acréscimo nas temperaturas mínimas, com noites tropicais, ou seja, acima dos 20ºC, em alguns locais do Algarve e do Vale do Tejo.

No Algarve e Baixo Alentejo, o dia mais quente, segundo a previsão do IPMA, será a segunda-feira, dia 11 de Junlho. Ainda assim, na região algarvia, haverá grandes variações de temperatura entre Barlavento e Sotavento e entre o interior e a beira mar. Por exemplo, Faro atingirá uma máxima de 33ºC no dia 11, enquanto, no mesmo dia, Silves chegará aos 39ºC e Alcoutim, no interior, junto ao Guadiana, irá atingir 42ºC.

Quanto ao Baixo Alentejo, o concelho onde estará mais quente, nessa segunda-feira, 11 de Julho, será Ferreira do Alentejo: 43 graus celsius, temperatura que se manterá no dia seguinte.

Ao contrário do que se possa pensar, Ferreira será mesmo o local onde estará mais calor em todo o distrito de Beja. Naquele mesmo dia, a capital bejense chegará aos 41ºC.

 

 



Comentários

pub