“Sombras” invadem concelhos de Santiago do Cacém e Sines

Litoral EmCena leva espetáculos para a rua em Julho

O Litoral EmCena sai à rua no mês de Julho com o espetáculo “Sombras”, pelo Teatro Só, que vai ser apresentado em dez localidades dos concelhos de Santiago do Cacém e Sines, a partir de dia 13 de Julho. 

Este é um espetáculo que «propõe uma reflexão sobre o mundo emocional de uma vítima de violência doméstica» – uma ideia que vai ao encontro da abordagem do Teatro Só, que opta por temas «de difícil teor de entretenimento e socialmente estigmatizados, procurando trazer uma dimensão pedagógica e redentora», refere o Litoral EmCena.

O espetáculo resulta de uma longa pesquisa envolvendo casas de acolhimento, conversas com psicólogos e vítimas, tendo as ações teatrais sido construídas a partir de experiências relatadas.

«Ao invés da representação da violência, a companhia optou por exprimir as emoções e ações íntimas da vítima», diz o Litoral EmCena, realçando que “Sombras” «pretende ser uma abordagem intimista, anterior ao exame moral, fazendo do público testemunha involuntária daquilo que não tem lugar na rua: o desconsolo e o desespero de uma vítima».

O espetáculo tem entrada livre e vai ser apresentado em Vila Nova de Santo André (13), na Sonega (14), em Sines (15), em Porto Covo (16), em Abela (19), em São Domingos (20), em Alvalade (21), em Ermidas (22), em Cruz de João Mendes (23) e em Santiago do Cacém (25), sempre às 21h30.

O Litoral EmCena é um projeto intermunicipal promovido pela AJAGATO (Associação de Amigos do GATO ) em parceria com as Câmaras Municipais de Santiago do Cacém e de Sines com co-financiamento do Alentejo 2020, ao abrigo do Aviso de Concurso com o nº ALT20-14-2020-02 – Património Cultural.

O Teatro Só é uma companhia de teatro portuguesa sediada em Odemira e Berlim, Alemanha, a desenvolver um trabalho multidisciplinar relacionando técnica de máscara, teatro físico, artes circenses e artes plásticas.

 

 



Comentários

pub