Sines: 5 tripulantes foram salvos depois de veleiro ter afundado devido a orcas

Tudo aconteceu a cerca de 6 milhas (11 quilómetros) de Sines

Cinco tripulantes, que estavam numa balsa salva-vidas depois de o veleiro onde se seguiam ter afundado após um encontro com orcas, foram salvos na madrugada deste domingo, 31 de Julho, a cerca de 6 milhas (11 quilómetros) de Sines. 

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) de Lisboa recebeu contacto do veleiro às 00h03 que se encontrava a meter água, depois de um encontro com orcas.

«De imediato foram empenhadas a embarcação de pesca “Festas André”, que efetuou o resgate dos 5 elementos, e uma embarcação da Estação Salva-vidas de Sines que acompanhou o navio de pesca até ao porto de Sines, onde atracou em segurança às 02h43», diz a Marinha, em nota de imprensa.

Numa altura de férias, a Marinha relembra que a interação com estes mamíferos «ocorre sobretudo devido ao comportamento curioso de orcas juvenis» que, «atraídas pelas estruturas móveis e ruidosas das embarcações, como o leme e a hélice, podem aproximar-se excessivamente das embarcações e embater nas estruturas móveis, com probabilidade de rutura total ou parcial do leme».

Em caso de avistamento de orcas, «recomenda-se a todos os navegantes que seja desligado o motor, por forma a inibir a rotação da hélice, e imobilize a porta do leme, desmotivando assim estes mamíferos a interagir com as estruturas móveis das embarcações».

 



Comentários

pub