Persistência de calor coloca Beja e Évora sob alerta amarelo

Até hoje ao final do dia

Os distritos de Beja e Évora estão sob aviso amarelo até às 21h00 de hoje, domingo, dia 17 de Julho, devido à previsão de «persistência de valores muito elevados da temperatura máxima», segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Ainda assim, a previsão meteorológica para hoje aponta para uma «pequena descida de temperatura na região Sul».

Segundo o IPMA, ao longo deste domingo pode-se esperar «céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste até final da manhã, podendo persistir em alguns locais da faixa costeira a norte do Cabo Mondego e no interior Norte e Centro durante a tarde».

O vento será fraco, «tornando-se fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante sul nas regiões do interior a partir do meio da manhã e de oeste/noroeste no litoral oeste durante a tarde».

«Nas terras altas, vento fraco a moderado (até 30 km/h) a predominar do quadrante sul, por vezes forte (até 40 km/h) até final da tarde, sendo do quadrante leste no nordeste transmontano até início da manhã», acrescentou o instituto.

Quanto ao estado do mar, estão previstas ondas de noroeste com 1 metro na Costa Ocidental, onde a temperatura da água do mar vai variar entre os 18 e os 20ºC.

Na Costa Sul, onde são esperadas ondas de sueste com 1 metro, «passando gradualmente a ondas de sudoeste inferiores a 1 metro a partir do final da tarde», a água vai estar entre os 20 e os 24ºC.

 



Comentários

pub