Objetivos do Desenvolvimento Sustentável são tema de sessão online promovida pelo CEBAL

Sessão decorre na plataforma Zoom

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estarão em destaque na próxima sessão online promovida pelo CEBAL – Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo, na próxima terça-feira, dia 26 de Julho, às 19h00.

A sessão “ACCIONAD – ODS: Ações para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” vai contar com Cátia Lopes, do Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) e Filipa Lacerda, realizadora da Websérie 2030.

A sessão decorre no âmbito da iniciativa “Um Dia Com…”, organizada pelo CEBAL e «pretende dar a conhecer o projeto ACCIONAD – ODS e a Websérie 2030 cujo objetivo é promover o conhecimento sobre a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) junto das estruturas dos governos locais, do setor privado e dos cidadãos».

«A sociedade de consumo está a pressionar a Terra, muito para além dos seus limites. O sul da Península Ibérica está a ser especialmente ameaçada pela desertificação e pelo abandono rural», realça o CEBAL.

Nesta sessão as convidadas Cátia Lopes e Filipa Lacerda, apresentarão o projeto ACCIONAD – ODS, com enfoque na Websérie 2030 que criaram como forma de consciencializar e promover o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento de Desenvolvimento (ODS) da Agenda 2030.

A Websérie 2030 é composta por 4 episódios disponíveis em espanhol, português e inglês e «são um convite a olhar para as potencialidades das regiões e a responder ao longo da próxima década a desafios comuns. Ao longo desses episódios apresentam-se os problemas globais que mais afetam o sul da Península, bem como alguns dos programas e ações que já estão a ser realizados».

De entre os 17 Objetivos de Desenvolvimento de Desenvolvimento (ODS) da Agenda 2030, o principal objetivo do ACCIONAD – ODS e da Websérie 2030 é o de «melhorar a capacidade das comunidades para alcançar as metas dos ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, ODS 12 – Produção e Consumo Sustentáveis e ODS 13 – Ação Climática, através de ações coordenadas levadas a cabo pelas autoridades locais, organizações, e sociedade civil».

A ACCIONAD – ODS é uma iniciativa do Programa de Cooperação Transfronteiriça entre Portugal e Espanha, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), integrado na União Europeia, nomeadamente nas regiões da Andaluzia e Extremadura (Badajoz e Cáceres), em Espanha, e do Alentejo e Algarve, em Portugal.

A sessão online poderá ser acompanhada em direto na plataforma Zoom, neste link, é aberta ao público e pretende chegar a todos os interessados no tema.

O CEBAL promove a iniciativa “Um Dia Com…” mensalmente, em que convida personalidades da área académica, indústria, produtores, associações de produtores e outras entidades relacionadas, «com o objetivo de fomentar a troca de ideias e de experiências, enriquecendo, desta forma, redes colaborativas entre instituições académicas e empresariais, e dando a conhecer à Sociedade o que mais inovador se faz nas diferentes áreas».

 



Comentários

pub