Municípios do Alentejo Central vão ter recolha de resíduos porta-a-porta

Projeto pretende aumentar a quantidade de resíduos encaminhados para reciclagem

Os municípios de Cuba, Vidigueira, Viana do Alentejo e Portel, membros da Associação de Municípios do Alentejo Central (AMCAL) vão juntar-se a Alvito na implementação da recolha de resíduos urbanos porta-a-porta (PaP).

O objetivo desta medida passa, segundo a AMCAL, por “incrementar os quantitativos de resíduos encaminhados para reciclagem e a diminuição de resíduos a depositar em aterro sanitário”.

A associação de municípios explica que “a separação e a recolha seletiva de resíduos porta-a-porta assume-se como um projeto de proximidade que visa facilitar a reciclagem e a valorização dos resíduos, em linha com as melhores práticas ambientais”.

“O projeto a implementar agora nos quatro concelhos vai abranger cerca de 14 814 produtores, entre famílias (13257 produtores domésticos), canal HORECA (800 estabelecimentos) e serviços (757)”, frisa a AMCAL.

A associação explica que “vão ser distribuídos, gratuitamente, três contentores para o vidro, papel/cartão e para o plástico/metal por cada aderente, sendo a recolha dos resíduos efetuada por veículos dos serviços municipais em dias e horários preestabelecidos de acordo com os circuitos de recolha”.

A implementação deste projeto resulta de uma candidatura apresentada ao POSEUR, representando um investimento aproximado a 1,5 milhões de euros, apoiados a 85% pelo Programa Operacional.

 

 



Comentários

pub