Mértola, “Onde a Vida Acontece” à boleia do Festival Terras sem Sombra

Há muitos motivos para ir a Mértola

O Festival Terras sem Sombra tem paragem marcada para Mértola, de 15 a 17 de Julho, onde, também em parceria com a iniciativa “Onde a Vida Acontece”, haverá música, arte e natureza «no frescor das margens do Guadiana». 

O Festival Terras sem Sombra, este ano a celebrar a sua 18.ª edição, e a iniciativa que lhe está associada, “Onde a Vida Acontece”, apresentam, em parceria com o município mertolense, uma agenda de atividades de acesso gratuito, para públicos de todas as idades.

Num Alentejo onde não causa estranheza o calor estival, «o programa pensado para o fim de semana decorre ao abrigo das sombras e próximo ao frescor, seja em igrejas, cenários de sonho para a música de aclamados intérpretes internacionais, seja nas margens e proximidade do Guadiana».

No que toca à dimensão musical do Terras sem Sombra, a noite de sábado, 16 de Julho (21h30) leva à igreja matriz de Mértola, outrora mesquita, o virtuosismo do Duo Karolina Mikołajczyk & Iwo Jedynecki.

 

 

Sob o título “Da Terra da Águia e do Carvalho: Pequena História da Música Polaca”, o concerto apresenta um dos mais vibrantes e inovadores agrupamentos de Música de Câmara dos dias de hoje. Karolina Mikołajczyk (violino) e Iwo Jedynecki (acordeão) já se apresentaram em palcos mundiais, como o New York Carnegie Hall ou a Guangzhou Opera House.

Fiéis a uma abordagem atual da vida musical, têm triunfado igualmente na apresentação do seu trabalho nas redes sociais: a Sonata para Violino, de W. A. Mozart, é um caso de sucesso à escala global.

 

 

A anteceder o concerto (15h00), o desafio lançado aos espectadores do Festival, na vertente patrimonial, passa pela descoberta de um espaço que reabilita a memória de um equipamento histórico no contexto local.

“De Espaço Religioso a Espaço Social: A Tradição Islâmica dos Banhos Públicos” é o tema para a visita temática aos novos hammam e casa de chá de Mértola, projetada pelo arquiteto José Alberto Alegria para o Município.

Os participantes são convidados a conhecer, em antevisão, os novos banhos públicos, lugares de purificação, higiene e sociabilidade, agora relançados como um surpreendente espaço de saúde, bem-estar e cultura.

“Por Esse Rio Abaixo: A Biodiversidade nas Margens do Guadiana” encerra o programa do Terras sem Sombra em Mértola, na manhã de domingo, 17 de Julho (09h30).

Os participantes nesta ação, após o encontro no cais junto a Mértola, são convidados a percorrer as margens do rio fronteiriço, num contacto próximo com o rico ecossistema que lhe está associado. Será um périplo feito de sombras à beira-rio, orientado pelos biólogos Manuel Porto, Maria Rodrigues e Paulo Célio, do CIBIO, o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto.

 

A magia de uma grande pianista argentina num lugar realmente único

Num fim-de-semana que se quer de convívio, as atividades da iniciativa Onde a Vida Acontece sugerem um encontro dos públicos familiares com alguns dos temas que lhes são gratos.

Momento alto, o concerto de Constanza Lechner, na noite de sexta-feira, 15 de Julho (21h30), no convento de São Francisco, extramuros da vila, propriedade privada que acolhe um centro de arte.

A par do alinhamento musical de excelência, subordinado ao título “O-Piano-Conta-Histórias”, dirigido a crianças, mas também a merecer toda a atenção dos adultos, é uma oportunidade para conhecer um local mágico, um dos mais belos do Alentejo, num promontório aberto sobre o Guadiana.

Nascida no seio de uma família de músicos, a argentina Constanza Lechner começou desde tenra idade a cantar e a tocar piano. Uma ampla formação, adquirida no Conservatorio de El Escorial e na Escuela de Música Criativa de Madrid, assim como o talento que lhe tem sido amplamente reconhecido pelo público e pela crítica, abriram-lhe as portas para uma carreira brilhante, com atuações nos palcos mais importantes de Espanha e com as mais destacadas orquestras sinfónicas.

Na noite de Mértola, Constanza Lechner leva a palco obras criadas para serem interpretadas por crianças, mas também outras que, quer pelo seu carácter, quer pela atmosfera que evocam, se enquadram perfeitamente no mundo infantil, como as Peças Líricas de Grieg, o Cuco de Daquín, O Pretinho de Debussy ou a Marcha Turca de Mozart.

Anterior ao concerto, a atividade da tarde faz-se de arte, história e tradição, mas também de ciência, inovação e natureza. A partir das 15h00 (ponto de encontro: Junta de Freguesia de Mértola), miúdos e graúdos são convidados a, “Com a Mão na Massa! O Fabrico do Pão Artesanal”, contactarem de perto com o ciclo de produção deste alimento, da espiga à moagem e desta ao pão de boa qualidade que caracteriza a dieta mediterrânica. Um pão feito à moda antiga, cozido em forno de lenha, de côdea rija, mas com miolo fofo. Momento para os participantes ensaiarem a produção do pão e, depois, o saborearem.

Os participantes na atividade terão ainda a oportunidade de enveredar numa visita pelo património de São Miguel do Pinheiro, importante freguesia agrícola, que se destaca por ser a terra natal de António Raposo Tavares, o grande bandeirante paulista, que expandiu as fronteiras dos Brasil; importantes monumentos locais, uma notável igreja matriz, referência na paisagem, e um moinho de vento recentemente recuperado com a sua capota de colmo.

 

Programa completo:

15/07 [17h00] – São Miguel do Pinheiro (Ponto de encontro: Junta de Freguesia de Mértola)

Ciência, Inovação, Natureza: “Com a Mão na Massa! O Fabrico do Pão Tradicional”

 

15/07 [17h00] – São Miguel do Pinheiro (Ponto de encontro: Junta de Freguesia de Mértola)

Arte, História, Tradições: “Vamos conhecer São Miguel do Pinheiro”

 

15/07 [21h30] – Convento de São Francisco, Mértola

Música: “O Piano-conta-histórias”

Piano Constanza Lechner

 

16/07 [15h00] – Mértola (Ponto de encontro: Hammam & Casa de Chá)

Património Cultural: “De Espaço Religioso a Espaço Social: A Tradição Islâmica dos Banhos Públicos”

 

16/07 [21h30] – Igreja Matriz de Nossa Senhora Entre-as-Vinhas, Mértola

Música: “Da Terra da Águia e do Carvalho: Pequena História da Música Polaca”

Duo Karolina Mikołajczyk & Iwo Jedynecki

 

17/07 [09h30] – Mértola (Ponto de encontro: Cais)

Biodiversidade: “Por esse Rio Abaixo: A Biodiversidade nas Margens do Guadiana”

 

Programação musical de dia 16:

Local: Igreja Matriz de Nossa Senhora Entre-as-Vinhas

DUO KAROLINA MIKOŁAJCZYK & IWO JEDYNECKI
Violino Karolina Mikołajczyk
Acordeão Iwo Jedynecki

Programa – “Da Terra da Águia e do Carvalho: Pequena História da Música Polaca”

ADAM JARZĘBSKI [ca. 1590-ca. 1648]
Chromatica

FRÉDÉRIC [FRYDERYK] CHOPIN [1810-1849]
Nokturn, op. 9, n.º 2

GRAŻYNA BACEWICZ [1909-1969]
Oberek, n.º 1

IGNACY JAN PADEREWSKI [1860-1941]
Melodia, op. 16, n.º 2

KAROL SZYMANOWSKI [1882-1937]
Pieśń Roksany [A Canção de Roxana] (d’O Rei Rogério)

KRZYSZTOF PENDERECKI [1933-2020]
Sonata na skrzypce i fortepian [Sonata para Violino e Piano], n.º 1*
I. Allegro
II. Andante
III. Allegro Vivace

MARCIN BŁAŻEWICZ [1933-]
Sonata na skrzypce i akordeon [Sonata para Violino e Acordeão] “Night Full of Sins”
I. Allegro appassionato
II. Grave semplice
III. Allegro

 

 

 

 



Comentários

pub