Mais de 400 mil pessoas já receberam a segunda dose de reforço contra a COVID-19

Pessoas acima dos 80 anos, bem como residentes de Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas

Mais de 400 mil pessoas acima dos 80 anos, bem como residentes de Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI), já receberam a segunda dose de reforço da vacina contra a COVID-19, anunciou a Direção-Geral da Saúde.

De acordo com os dados registados até ao final do dia 5 de julho, já tinham sido vacinadas cerca de 407 mil pessoas, tendo sido já visitadas todas as ERPI elegíveis.

A DGS acrescenta que o processo de administração da segunda dose de reforço, que se iniciou a 16 de maio, abrange também pessoas com 80 ou mais anos, não residentes em ERPI.

Os cidadãos com 80 ou mais anos têm estado a ser convocados por agendamento local, através de mensagem (SMS) ou chamada telefónica, e por agendamento central, como já aconteceu noutras fases da vacinação contra a COVID-19, estando a ser vacinados nos centros de vacinação ou nos centros de saúde também na modalidade Casa Aberta.

Em simultâneo, estão a ser convocados todos aqueles que ainda não fizeram a primeira dose de reforço e são elegíveis.

A DGS diz ainda que a população elegível para esta segunda dose deve ser vacinada com um intervalo mínimo de 4 meses após a última dose ou após um diagnóstico de infeção por SARSCoV-2, ou seja, este reforço abrange também as pessoas que recuperaram da infeção.

A administração da segunda dose de reforço da vacina contra a COVID-19 insere-se na «estratégia de melhoria da proteção da população mais vulnerável», conclui a DGS.

 



Comentários

pub