Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
teatro das figuras

Dois operacionais ficaram feridos, sem gravidade, no combate ao incêndio de São Marcos da Serra (Silves). As chamas foram dominadas ao início da manhã desta terça-feira, 26 de Julho, mas «todo o dispositivo» vai permanecer no terreno. Quanto às 82 pessoas deslocadas, «algumas» já estão de regresso a casa. 

No ponto de situação desta manhã, Richard Marques, comandante das operações de socorro, explicou que as chamas provocaram dois feridos: um bombeiro e um operacional da Afocelca, um agrupamento das empresas do grupo Navigator e Altri que apoia o combate aos incêndios florestais.

«Foram situações de pouca gravidade, relacionadas com exaustão, rapidamente resolvidas, apesar de os dois operacionais terem sido transportados para o Hospital de Portimão», adiantou Richard Marques.

Banner lateral albufeira

Quanto ao dia de hoje, vai proporcionar «um quadro meteorológico muito semelhante ao dos últimos dias», podendo, inclusive, haver «alguma intensificação do vento».

 

Segundo o comandante, há ainda «três pontos quentes: junto à A2, na Carrapateira e na cauda do incêndio» que vão merecer a maior atenção dos operacionais.

Apesar de a contabilização dos danos ainda não estar fechada, Richard Marques confirmou que houve uma casa de segunda habitação danificada.

«Em termos de consequências, ainda não temos a informação: vai agora ser feito o levantamento», adiantou o comndante das operações de socorro. Houve também a «afetação» de uma casa devoluta.

No total, foram evacuadas 82 pessoas, de forma preventiva, devido a este incêndio, das localidades de Azilheira, Corte Peral, Perna Seca, Perna Seca de Cima, Carrapateira, Corte Mourão, Corte Amarelo, Cerro da Zorra e Corte da Zorra.

«Algumas já voltaram; outras continuam ainda a aguardar», enquadrou Richard Marques.

 

Sul Informação
Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

 

De resto, o Sul Informação percorreu a estrada entre Boião e Azilheira, locais mais afetados pelo incêndio, onde o rasto de destruição deixado pelas chamas é grande, como se pode ver no vídeo e nas fotos publicadas.

Também foram acolhidas, por parte da Câmara de Silves, cinco pessoas na Escola Básica de São Bartolomeu de Messines, numa Zona de Concentração e Apoio à População. Quatro já regressaram a casa.

Na Santa Casa da Misericórdia de Silves, permanece uma pessoa que estava acamada.

De acordo com Richard Marques, durante a noite foi cumprido o «plano estratégico de ação delineado», tendo-se assistido a um «alívio sobretudo de uma das condicionantes: a humidade do ar».

«Este foi um incêndio excecional e que, naquilo que era o quadro meteorológico, tinha a expetativa de afetar 6 mil hectares, mas será apenas 1/4 dessa previsão, apesar de a contabilização ainda não estar fechada», acrescentou.

Tanto a A2 como o IC1 já foram reabertos à trânsito.

No local, continuam 573 operacionais, apoiados por 200 veículos e seis meios aéreos, que se mantêm no local para as operações de rescaldo.

 

Fotos: Pedro Lemos | Sul Informação

 

 

Sul Informação

 



vamos à vila 2025

Também poderá gostar

Armação de Pêra_CR|Notícia_Armação de Pêra

Suspenso licenciamento de novas ocupações de espaço público no Verão, em Armação de Pêra

Cavalaricas GNR_Silves_1

Cavalariças da GNR de Silves foram alvo de obras, feitas pela Câmara

bombeiros_er_04

Incêndio em depósito de detritos nos Salgados está «quase extinto»