Eduardo Guerreiro, aluno do 12º ano da Escola Secundária João de Deus, em Faro, conquistou uma medalha de bronze nas Olimpíadas Internacionais de Matemática, que decorreram de 9 a 16 de Julho em Oslo, na Noruega.
O jovem farense foi um dos quatro portugueses a arrecadar medalhas, naquela que, segundo a Sociedade Portuguesa de Matemática, foi «a melhor prestação de sempre de Portugal nesta competição», graças à medalha de prata e as três de bronze arrecadadas por alunos lusos, a que se juntam e duas menções honrosas.
Na competição, na qual participaram cerca de 600 jovens de 104 países, Portugal ficou no lugar 44, à frente de países como a Dinamarca, a Finlândia e a Noruega.
Além de Eduardo Guerreiro, arrecadaram medalhas Tiago Mourão (Prata), Tiago Marques e Leonardo Tavares (Bronze). Marina Costa e Rafael Inácio mereceram menções honrosas.
A comitiva portuguesa foi chefiada por Joana Teles e teve como tutor António Salgueiro.
Portugal participou pela primeira vez nas IMO em 1989 e, desde então, já conquistou três medalhas de ouro (em 2011, 2012 e 2013), oito de prata, 40 de bronze e 42 menções honrosas.
A participação de Portugal nestas competições é organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática, e a seleção e preparação dos alunos está a cargo do Projeto Delfos, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra.
O Ministério da Educação, a Ciência Viva, o Novo Banco e a Fundação Calouste Gulbenkian apoiam a realização das Olimpíadas.