Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlg) vai apresentar as atividades no âmbito do projeto Magallanes_ICC à comunidade no próximo dia 4 de Julho, entre as 17h30 e as 19h30, na Sala Manuel Martins, situada no edifício da Junta de Freguesia de Monchique. 

De acordo com a DRCAlg, este é um projeto de cooperação transfronteiriça (Interreg), que reúne vários parceiros do Alentejo, Algarve e Andaluzia para trabalhar a temática das Indústrias Culturais e Criativas, com inspiração na passagem dos 500 anos da viagem de circum-navegação iniciada por Fernão de Magalhães, evocando o seu carácter pioneiro, criativo e inovador.

A Direção Regional de Cultura encontra-se neste projeto a trabalhar no território dos Lugares de Globalização (concelhos de Monchique, Vila do Bispo, Aljezur, Lagos e Silves) para estimular a criação de produtos e/ou serviços no âmbito das ICC, ligados à temática da “participação algarvia no empreendimento da expansão marítima dos séculos XV e XVI”.

sessões de cinema de inverno

O objetivo é, segundo a entidade, «promover uma transferência de conhecimento histórico, validado pela comunidade científica, para o sector cultural e criativo, apresentando-o, tal como ao património associado, como recursos criativos e de potencial económico de interesse para a criação de produtos inovadores, sustentáveis e identitários».

A apresentação e enquadramento do projeto estará a cargo de Susana Calado Martins, à qual se segue as intervenções de Rui Manuel Loureiro, sobre “Fernão de Magalhães e a Primeira Globalização”, e de Patrícia de Jesus Palma, a respeito das “Indústrias Culturais e Criativas: Conceitos, Desafios e Oportunidades”.

A sessão de apresentação em Monchique será a primeira ligação do projeto à comunidade, tento entrada gratuita, mas sujeito à lotação da sala.

Ainda na mesma semana terá início o Ciclo de Encontros de História, com a conferência de Valdemar Coutinho, intitulada “Fortes e Fortalezas do Barlavento Algarvio ao Tempo dos Descobrimentos”, a realizar em Vila do Bispo, a 8 de Julho, entre as 17h30 e as 19h30.

No dia 22 do mesmo mês regressa-se a Monchique, no mesmo horário, para uma conferência da responsabilidade de Filipe Castro, com o tema “Construir e armar caravelas algarvias na primeira modernidade”. Após cada uma das conferências do Ciclo Encontros de História terá lugar uma sessão de design territorial com a comunidade criativa, onde se trabalhará o mesmo tema, mas sob uma diferente abordagem.

O projeto Magallanes_ICC é co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Interreg V-A España-Portugal (POCTEP) 2014-2020.

A sessões do dia 4 e do dia 22 de Julho contam com o apoio logístico da Câmara Municipal de Monchique e da Junta de Freguesia de Monchique. Já a sessão do dia 8 de Julho beneficia do apoio da Câmara Municipal de Vila do Bispo.

Sul Informação



jf-quarteira
banner de topo alcoutim

Também poderá gostar

unnamed

Projeto internacional cria estúdios de gravação na natureza em Monchique

Bolo de Tacho (Monchique)

«Bolo de Tacho» de Monchique inscrito como Património Cultural Imaterial

joao afonso

Monchique celebra 25 de Abril com João Afonso e espetáculo para escolas