Cuidado com o calor no Algarve e Alentejo

Até sábado

As temperaturas elevadas que estão previstas para os próximos dias estão a colocar Beja e Évora sob aviso laranja e o Algarve sob aviso amarelo, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

No distrito de Faro, a «persistência de valores elevados da temperatura máxima» está a motivar um aviso amarelo entre desde as 9h00 e as 17h00 de dia 9, sábado.

Beja e Évora também já estão sob aviso amarelo, neste caso, até às 00h00 de amanhã, dia 8, pelo mesmo motivo. A partir daí e até às 17h00 de sábado, o aviso é agravado para laranja, o que aconselha a cuidados redobrados com o calor.

Segundo o IPMA, «Portugal continental irá enfrentar uma situação de tempo quente persistente, que deverá dar origem a uma onda de calor em muitas áreas do nosso território».

«Esta situação deve-se a um fluxo do quadrante leste na circulação de um anticiclone localizado a nordeste dos Açores, estendendo-se em crista até à Europa Central, que transportará uma massa de ar muito quente e seco sobre o território do continente», descreve o instituto.

Como o Sul Informação já tinha avançado, isto levará a um aumento das temperaturas, que podem chegar aos 43º no Alentejo e em algumas zonas do Algarve, nomeadamente no nordeste algarvio.

Esta situação «de tempo quente ou muito quente irá persistir até dia 14, com valores de temperatura acima ou muito acima da média».

O IPMA revela, ainda, que o vento «soprará fraco a moderado predominando do quadrante leste, sendo por vezes forte nas terras altas, rodando temporariamente para noroeste no litoral oeste durante as tardes».

«Estas condições meteorológicas, associadas também a valores baixos da humidade relativa do ar, resultarão igualmente num aumento significativo do Perigo de Incêndio Rural, que deverá situar-se nas classes Máximo e Muito Elevado em quase todo o interior Norte e Centro e no interior do Algarve», conclui o instituto.

 

 



Comentários

pub