Com a sua arte, Maria arranjou um tema para a FACECO que alerta para os problemas do planeta

Artista de 76 anos tem receio do mundo que vai deixar aos bisnetos

Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

«Olha a beleza do mar

Tudo lá vive com amor

Lixo não deixes lá chegar

Te pedimos, por favor»

 

É esta a quadra com a qual todos se deparam quando chegam ao expositor de Maria Francisca Rodrigues, que este ano decidiu, a título pessoal, arranjar um tema para a FACECO – a Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira, que decorre até amanhã, domingo, 24, em São Teotónio.

Aos 76 anos, Maria (ou Bia) já participou em várias edições da feira com as suas peças de arte manual e, nesta edição, devido à ausência de tema, decidiu arranjar uma temática que alertasse para os problemas do planeta – neste caso a poluição.

«Na semana anterior à feira, ainda não tinha ouvido falar em nenhum tema e foi aí que resolvi mandar fazer este aquário. Peguei num velho vidro acrílico que lá tinha e pedi a um carpinteiro para fazer este trabalho. Depois, foi começar a costurar estes peixinhos miniatura, tudo em crochê», conta ao Sul Informação, enquanto mostra a sua obra.

 

Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

 

«Pensei: é uma coisa muito importante para o planeta e eu vou agarrar nisto», continua.

Muitas horas de trabalho são necessárias para fazer cada uma destas peças, então Maria ficou apenas por três («a Dori, o Nemo e o cavalo-marinho»), mas a ideia é que, na próxima edição, o aquário esteja cheio.

Com esta idade, a artista e escritora (sim, escritora, Maria já tem nove livros lançados) revela ter medo do mundo que vai deixar aos netos e bisnetos.

«Tenho um bisneto com 5 anos, e espero vir a ter mais, e estou com muito receio de tudo: a falta de água, a poluição, tudo…», remata, com a esperança de que quem passa pela sua banca se preocupe com o mesmo.

 

Fotos: Mariana Carriço | Sul Informação

 

 

 



Comentários

pub