Castro Verde vai ter um festival dedicado à identidade e cultura mineira

Festival “Castro Mineiro” realiza-se de 2 a 4 de Setembro

A primeira edição do Festival “Castro Mineiro” chega a Castro Verde nos dias 2, 3 e 4 de Setembro, com diferentes expressões artísticas, culturais e sociais e sob a direção artística de Napoleão Mira.

O objetivo da Câmara Municipal castrense é convidar a «descobrir e a colocar em evidência a inovação tecnológica, cultural e social que se vive nos territórios mineiros, em diálogo permanente com o património da tradição de séculos de mineração». 

Na apresentação do novo festival, que decorreu na passada sexta-feira, dia 15, o presidente da Câmara António José Brito disse que o evento pretende «afirmar Castro Verde enquanto território mineiro», sendo também um espaço onde poderá «convergir um conjunto de sensibilidades diferentes».

A nível musical, o Festival contará com Fogo Fogo e Virgul, a 2 de Setembro, Sara Correia e Tim e Amigos (dia 3), bem como Kumpania Algazarra (dia 4).

Além disso, haverá ainda a apresentação de projetos musicais como “Home Duo” (João Campos Palma e Tomás Martin) e “Terra Sul” (Ricardo Martins e Vítor Bacalhau), no dia 2, e  “RAIA – Planeta Campaniça” (Tozé Bexiga) e RUSSA – O Hip Hop no Feminino, a 3 de Setembro.

No plano humorístico, o programa conta com a presença de Ana Arrebentinha que apresentará o seu espetáculo de stand-up comedy no último dia, 4.

O programa conta também com as atuações dos Grupos Corais “Os Ganhões” de Castro Verde, “Os Mineiros” de Aljustrel e do Grupo Coral de Turón (Astúrias), assim como do Grupo de Tocadores de Viola Campaniça de Castro Verde.

 

 

A iniciativa oferece acesso à zona de campismo no Parque de Campismo de Castro Verde e às Piscinas Municipais, durante os dias em que decorre a festa

O festival, que decorrerá no Parque da Liberdade, naquela vila do Baixo Alentejo, conta ainda com artes plásticas, exposições, conferências, gastronomia e iniciativas ligadas à atividade mineira, nomeadamente visitas guiadas à mina de Neves-Corvo.

A autarquia frisa que «a realidade socioeconómica do concelho de Castro Verde se encontra fortemente ligada à atividade mineira, sendo importante valorizar os homens e mulheres que diariamente contribuem para extrair as riquezas minerais de cobre e zinco das profundezas desta terra».

«A atividade mineira é, em Castro Verde, mas também noutras partes do mundo, a principal responsável pela geração de rendimento e de emprego e não menos importante fonte de intercâmbio cultural, de fluxos migratórios e de encontro entre pessoas de diferentes origens e continentes», continua.

O Festival “Castro Mineiro” é uma organização da Câmara Municipal de Castro Verde, em parceria com a SOMINCOR.

 

 

 



Comentários

pub