Câmara de Castro Verde reforça apelo à poupança de água

Autarquia pretende sensibilizar e envolver todos os munícipes nesta missão

A Câmara Municipal de Castro Verde volta a apelar à poupança de água no concelho, através da campanha de sensibilização “Vamos Poupar Água. Todos os Gestos Contam!”, que tem como objetivo alertar a população para a importância do uso racional deste recurso.

Este é um apelo que volta a ser reforçado na sequência do cenário de seca severa que a região do Baixo Alentejo atravessa, explica a autarquia castrense.

A mesma fonte refere que «a campanha propõe medidas para o uso eficiente da água em pequenos gestos do dia-a-dia, contribuindo, assim, para minimizar os riscos de escassez hídrica e para melhorar as condições ambientais nos meios hídricos».

Neste sentido, foi distribuído, por todo o concelho, um panfleto, com um conjunto de sugestões / dicas que todos podem adotar no sentido de minimizar o consumo de água.

Paralelamente serão divulgados, nas redes sociais do município, alguns vídeos sobre a temática, que contaram com a participação dos alunos 1º CEB do Agrupamento de Escolas de Castro Verde, bem como, um conjunto de sugestões de medidas de poupança deste recurso tão importante.

A Câmara Municipal de Castro Verde realça ainda que, entretanto, implementou algumas medidas de diminuição do consumo de água, como a redução em 50% do número de regas na generalidade dos espaços verdes e uma atitude mais vigilante no controle de gastos exagerados.

O município castrense recorda que «Castro Verde enfrenta dificuldades acrescidas uma vez que a vila é abastecida a partir da Barragem do Monte da Rocha cuja capacidade de armazenamento regista atualmente um volume de 12,3%».

«Perante esta situação tão difícil, as palavras não bastam, é urgente agir de modo concreto e consciente», salienta a Câmara de Castro Verde.

 

 



Comentários

pub