Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
festival de caminhadas

Os agrupamentos de escolas Poeta António Aleixo, de Portimão, e João de Deus, de Faro, foram os premiados da 3ª Fase do prémio “Fazer em Rede: Boas Práticas”, atribuído anualmente pela Rede de Bibliotecas Escolares a três boas práticas de bibliotecas escolares.

Além dos agrupamentos algarvios, apenas foi premiado mais um, em todo o país, este ano letivo: a Escola Básica e Secundária de Arrifana, de Santa Maria da Feira.

No caso do agrupamento escolar de Portimão, o prémio foi atribuído ao projeto “Desafios de Escrita”, lançado durante o primeiro confinamento e que visou «manter o contacto com alunos e professores, através de uma atividade desenvolvida à distância e divulgada publicamente nos meios digitais das bibliotecas escolares».

infraquinta rumo à sustentabilidade

«O interesse e a participação da comunidade nesta iniciativa, ditaram a sua continuidade, mesmo após o confinamento», segundo a Rede de Bibliotecas Escolares.

«A atividade consiste em lançar desafios de escrita, regulares e apelativos, cativando o público-alvo para a participação. Os textos produzidos, em cada desafio, são publicados, online, pelas bibliotecas escolares», acrescentou.

Já em Faro, o projeto premiado foi o “Páginas de Ciência”, desenvolvido pela biblioteca da Escola Secundária João de Deus, que promoveu «uma ação de promoção da leitura de livros informativos, na área da ciência, destinada a alunos do ensino secundário».

«Os participantes foram desafiados a ler um livro de divulgação científica à sua escolha e a produzir um registo vídeo, no qual assumiam o papel de booktubers, apresentando uma apreciação crítica da obra lida», descrevem os promotores do prémio.

«A professora bibliotecária divulgou o projeto na disciplina de Português, em todas as turmas do 12º ano. Foram disponibilizados os tutoriais “Como falar de Ciência em três lições” e “El uso educativo del BookTubers”. Estiveram, também, envolvidas neste projeto as disciplinas de Biologia, Física e Economia», concluíram.

 

 



jf-quarteira
municipio de odemira

Também poderá gostar

crianças_escolas_creches_recreio_3

Projeto da Universidade de Évora mostra que brincar às lutas faz bem às crianças

Manifestação.professores.pinheiro e rosa.ministroMC (7 de 13)

Novos líderes da Fenprof prometem continuar lutas antigas dos professores

Agua_Depositphotos_310925288_XL

Estudantes do Algarve desenvolvem soluções para a gestão sustentável da água