Autarcas alentejanos assinam em Beja protocolos de colaboração com o Turismo de Portugal

Formação para empresários, gestores, quadros intermédios e operacionais

Promover a qualificação na área do Turismo é o objetivo dos protocolos de colaboração assinados esta semana entre presidentes e vereadores de vários municípios dos Distritos de Beja e Évora e o Turismo de Portugal. A cerimónia teve lugar no Centro Unesco. em Beja.

Os protocolos para implementação do Programa Formação + Próxima foram formalizados na presença de Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, e dos presidentes do Turismo de Portugal e da Câmara de Beja, Luís Araújo e Paulo Arsénio, respetivamente.

Depois da assinatura que já teve lugar no Alto Alentejo, o programa será agora estendido aos municípios de Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Arraiolos, Beja, Castro Verde, Ferreira do Alentejo, Grândola, Odemira, Ourique, Santiago do Cacém, Sines e Viana do Alentejo, para que o programa Formação + Próxima alcance as empresas e os profissionais desses concelhos.

O Programa de Formação + Próxima pretende formar e qualificar 75 mil trabalhadores do Turismo do setor privado, mas igualmente do setor público, «daí a extrema importância do envolvimento das autarquias, pois estas, enquanto agentes de conhecimento e de desenvolvimento dos seus territórios, dotadas de forte capacidade de mobilizar as suas comunidades e o tecido empresarial local, constituem-se como parceiras estratégicas para o desenvolvimento do programa», salienta a Câmara de Beja.

As Escolas de Hotelaria e Turismo, também presentes na cerimónia, garantem as condições e os meios necessários para capacitar os colaboradores do setor do turismo, formar empresários, gestores, quadros intermédios e operacionais, quer em regime presencial, quer à distância, que contribuam para acrescentar valor ao tecido empresarial local e aos respetivos territórios.

 

 



Comentários

pub