Alqueva já tem central solar flutuante pronta a produzir energia

Com perto de 12 mil painéis fotovoltaicos, a central ocupa 4 hectares

A central solar flutuante da EDP, na barragem do Alqueva, foi inaugurada esta sexta-feira, 15 de Julho e já está pronta para produzir energia. 

O momento contou com a presença do primeiro-ministro que falou da importância desta central, criada num espaço que estava disponível e não tinha «outra utilização».

António Costa também fez referência à aposta que Portugal fez desde «cedo» na «transformação do paradigma energético».

Com infraestruturas como esta central solar, o objetivo passa por «acelerar a trajetória que iniciámos», considerou o chefe do Governo.

«Infelizmente a trágica conjuntura que vivemos [Guerra na Ucrânia] veio hoje tornar mais clara esta aposta estratégica que o país fez e que o país tem persistido em prosseguir», acrescentou.

Com perto de 12 mil painéis fotovoltaicos – que ocupam 4 hectares, o equivalente a cerca de 0,016% da área total da albufeira do Alqueva –, a nova plataforma tem uma potência instalada de 5 MW e capacidade para produzir cerca de 7,5 GWh por ano, o que significa que pode abastecer mais de 30% das famílias desta região no sul do país (Portel e Moura).

A cerimónia de inauguração contou também com a presença de Duarte Cordeiro, ministro do Ambiente e da Ação Climática, e do secretário de Estado do Ambiente e da Energia João Galamba.

Entre os participantes no evento destaca-se ainda a intervenção de um membro executivo do Fórum Económico Mundial, Roberto Bocca, responsável pela área de energia desta organização. Todos os participantes foram recebidos pelo presidente executivo da EDP Miguel Stilwell d’Andrade.

 

 

 



Comentários

pub