Aljustrel dinamiza atividades de Verão em locais de interesse geológico

Minas do concelho são um laboratório natural para o ensino da geologia

As inscrições para a atividade de ocupação de tempos livres “Aljustrel tem uma mina”, que se irá realizar no âmbito da Ciência Viva no Verão, estão abertas desde o início da semana.

Estas atividades, gratuitas, irão ser realizadas pelo Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), em colaboração com a autarquia de Aljustrel, a 15 e 23 de julho, a 6 e 20 de agosto e no dia 3 de setembro.

«Inserida na Faixa Piritosa Ibérica, repartida entre Portugal e Espanha, a região mineira de Aljustrel é uma das minas com testemunhos da atividade extrativa mais antigas da Península Ibérica com registo de atividade que vai desde o período Calcolítico até à atualidade», refere o Câmara Municipal aljustrelense.

Acrescenta que «pelas suas peculiares caraterísticas, as minas de Aljustrel e a zona envolvente representam um laboratório natural ao ar livre para o ensino da geologia, mineralogia, ambiente e arqueologia industrial».

Nesta visita, revela a autarquia da vila mineira, «pretende-se dar a conhecer alguns dos locais de interesse geológico de Aljustrel como o chapéu de ferro de Algares, antiga zona de processamento de minérios e núcleo museológico da Casa dos Compressores».

Além disso, o objetivo passa, também, por «dar a conhecer ao visitante a experiência de entrar dentro de uma antiga mina com a visita à Galeria do Piso 30 de Algares, recém reabilitada, onde além de aspetos da geologia de Aljustrel poderá ser observada uma grande variedade de minerais de diversas cores».

 



Comentários

pub