Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
savewater

As inscrições para a atividade de ocupação de tempos livres “Aljustrel tem uma mina”, que se irá realizar no âmbito da Ciência Viva no Verão, estão abertas desde o início da semana.

Estas atividades, gratuitas, irão ser realizadas pelo Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), em colaboração com a autarquia de Aljustrel, a 15 e 23 de julho, a 6 e 20 de agosto e no dia 3 de setembro.

«Inserida na Faixa Piritosa Ibérica, repartida entre Portugal e Espanha, a região mineira de Aljustrel é uma das minas com testemunhos da atividade extrativa mais antigas da Península Ibérica com registo de atividade que vai desde o período Calcolítico até à atualidade», refere o Câmara Municipal aljustrelense.

jf-quarteira

Acrescenta que «pelas suas peculiares caraterísticas, as minas de Aljustrel e a zona envolvente representam um laboratório natural ao ar livre para o ensino da geologia, mineralogia, ambiente e arqueologia industrial».

Nesta visita, revela a autarquia da vila mineira, «pretende-se dar a conhecer alguns dos locais de interesse geológico de Aljustrel como o chapéu de ferro de Algares, antiga zona de processamento de minérios e núcleo museológico da Casa dos Compressores».

Além disso, o objetivo passa, também, por «dar a conhecer ao visitante a experiência de entrar dentro de uma antiga mina com a visita à Galeria do Piso 30 de Algares, recém reabilitada, onde além de aspetos da geologia de Aljustrel poderá ser observada uma grande variedade de minerais de diversas cores».

 



Banner lateral albufeira
teatro das figuras faro

Também poderá gostar

Sul Informação - Investigadores detetam microplásticos em rios considerados saudáveis

Investigadores detetam microplásticos em rios considerados saudáveis

Sul Informação - Flores existem na Terra há 123 milhões de anos, determina estudo feito em Portugal

Flores existem na Terra há 123 milhões de anos, determina estudo feito em Portugal

Sul Informação - O que é o âmbar?

O que é o âmbar?