Vai ser lançado concurso para requalificar o aproveitamento agrícola do Mira

Perímetro de rega abrange áreas dos concelhos de Odemira e de Aljezur

Barragem de Santa Clara – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação (arquivo)

O concurso público para requalificar o Aproveitamento Hidroagrícola do Mira, que abrange os concelhos de Odemira, no Baixo Alentejo, e Aljezur, no Algarve, vai ser lançado até ao final deste ano. O anúncio foi feito pela ministra da Agricultura durante a visita à 20ª Feira do Campo Alentejano, em Aljustrel.

Maria do Céu Antunes explicou que o investimento pretende evitar as perdas de água do sistema, que é «antigo», e promover «um uso cada vez mais sustentável da água». Essas perdas de água, acrescentou, situam-se «entre os 30 e os 40%».

Segundo a governante, estão em fase de conclusão «o estudo e o projeto técnico», da empreitada, preparando o lançamento, «ainda neste ano», do concurso público.

O objetivo das obras será «melhorar» a eficiência deste aproveitamento hidroagrícola, cuja água tem origem na albufeira de Santa Clara, no concelho de Odemira, sendo gerido pela Associação de Beneficiários do Mira.

O seu perímetro de rega possui uma área equipada de 15.200 hectares, com uma área beneficiada de 12.000 ha, nos municípios de Odemira e de Aljezur.

 

 



Comentários

pub