Sines: «Água com Futuro», de Nuno Faria, ganha concurso “filMAR para sensibilizar”

Este concurso foi desenvolvido no âmbito do Programa de Atividades de Educação e Sensibilização Ambiental do Programa Bandeira Azul 2022

O vídeo «Água com Futuro», do jovem Nuno Faria, de 16 anos, aluno da Escola Tecnológica do Litoral Alentejano (ETLA), foi o vencedor do 4º concurso de vídeo “filMAR para sensibilizar”, promovido pela Câmara Municipal de Sines.

Os resultados do concurso foram revelados na sexta-feira, dia 17, Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca. O certame destina-se a sensibilizar sobre a importância da poupança e do uso eficiente da água.

Este concurso foi desenvolvido no âmbito do Programa de Atividades de Educação e Sensibilização Ambiental do Programa Bandeira Azul 2022.

Aberto a todos os jovens do concelho de Sines até aos 18 anos, teve como objetivo «reconhecer a água como um recurso natural fundamental à vida na Terra, sem a qual nenhuma espécie poderá sobreviver», salienta a Câmara de Sines.

«Sendo essencial a preservação deste bem, que tem um papel central nos ecossistemas e na regulação climática, o município incentivou os jovens a realizarem o seu próprio filme mostrando a sua sensibilidade sobre a questão da importância da poupança e do uso eficiente da água no nosso dia-a-dia», acrescenta a autarquia.

Classificação final:

1.º lugar, com 319 pontos – “Água com futuro” – Nuno Faria, 16 anos, da ETLA;
2.º lugar, com 300 pontos – “Água fonte da vida” – Sara Santos, 15 anos, ESPAB;
3.ºs lugares (empate com 272 pontos):
Sensibilização para a poupança de água” – Duarte Parreira, 13 anos, ESPAB;
Poupança da água” – Duarte Mendes, 13 anos, ESPAB
4.º lugar, com 224 pontos, “Fecha a torneira” – trabalho realizado por um grupo de alunos da Escola Vasco da Gama, com orientação da Professora Sílvia Venturina Jermias, sendo os alunos / realizadores os seguintes: Ângela Lourinho – 16 anos; Cristiana Neto – 10 anos; Daniel Bernardo – 14 anos; Gabriel Figueiras – 13 anos; Henrique Grilo – 16 anos; Miguel Vilhena – 11 anos; Nicole Inocêncio – 15 anos.

O concurso é patrocinado pela empresa Águas de Santo André, que atribui os seguintes prémios:
1.º lugar – Prémio monetário no valor de 400 euros.
2.º lugar – Prémio monetário no valor de 250 euros.
3.ºs lugares – Prémio monetário no valor de 200 euros para cada vídeo;
4.º lugar – Prémio monetário no valor de 150 euros.

A iniciativa teve o apoio da empresa Águas de Santo André (patrocinador), da Associação Bandeira Azul, da Universidade de Évora / Escola de Ciências e Tecnologia, do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, do CIEMAR – Laboratório de Ciências do Mar da Universidade de Évora e do Sines Tecnopolo.

 



Comentários

pub