Obra para instalar fonte com repuxos em Serpa leva à descoberta de silos medievais

No decorrer da obra, foram encontrados vestígios arqueológicos

Um conjunto de três silos, estruturas escavadas na rocha para armazenamento de alimentos, talvez de época medieval ou moderna, foi descoberto durante as obras de escavação do subsolo na Praça da República, em Serpa, para instalar uma fonte com repuxos, anunciou a Câmara local.

Os vestígios arqueológicos vão agora «ser objeto de escavação arqueológica, após a área de intervenção se encontrar nas condições de segurança necessárias, uma vez que a zona de escavação arqueológica se prolonga para fora do espaço de obra», explica a autarquia.

O município refere que «as estruturas arqueológicas foram devidamente assinaladas e protegidas através da colocação de manga geotêxtil, para garantir a sua integridade durante a execução dos trabalhos da empreitada».

«Após a realização dos trabalhos de escavação arqueológica, os silos serão devidamente protegidos e selados, de modo a garantir a segurança da área e o normal prosseguimento do projeto», acrescenta a Câmara de Serpa.

«Caso os trabalhos arqueológicos permitam a recolha de elementos relevantes, serão agendadas ações de divulgação ao público sobre os resultados da intervenção», conclui.

Entretanto, diz ainda a autarquia daquela cidade alentejana, a empreitada de instalação de repuxos, uma obra que decorre desde o passado dia 23 de Maio, deverá estar concluída em breve.

A Câmara «assegura diretamente, através dos Serviços da Divisão de Cultura e Património, os trabalhos de acompanhamento arqueológico da execução da empreitada», nomeadamente, «durante as ações de escavação do subsolo, que decorreram entre os dias 23 e 26 de Maio».

«No decorrer dos trabalhos foram detetados vestígios arqueológicos na área de instalação da sala de máquinas, que não criaram impedimentos à normal execução da empreitada, mas que foram devidamente intervencionados para limpeza e registo, no âmbito dos procedimentos legais da área da arqueologia», vinca.

Segundo a Câmara Municipal, a «moderna fonte», que está a ser instalada ao nível do pavimento, inclui «uma grelha inox, da qual sairão duas linhas com cinco jatos». Estes jatos poderão fazer «diversas coreografias, como ondas, pipocas, salpicos, entre outras». A fonte, que será iluminada, será instalada na zona mais à esquerda da Praça, perto da Rua dos Cavalos.

«A instalação deste novo equipamento prevê que a quantidade de água a utilizar, bem como os custos de manutenção sejam reduzidos. Está contemplada a colocação de um sistema de tratamento de água, bem como de um sistema de filtragem», garante a autarquia.

A obra prevê a remoção do pavimento e do mobiliário urbano existentes, a escavação para a instalação de todos os equipamentos necessários ao funcionamento da fonte e a subsequente reposição de pavimentos.

Esta intervenção, cujo custo está estimado em cerca de 63 mil euros (mais IVA), é financiada a 75 por cento, ao abrigo da candidatura “Serpa – Terra Forte no Ambiente: adaptação às alterações climáticas”, através do Fundo de Coesão.

 

 

 



Comentários

pub