O Município de Faro recebeu esta quinta-feira, 23 de Junho, no Teatro das Figuras, a sessão de encerramento da operação Simplex 2.0, que juntou os seis municípios parceiros neste projeto no âmbito do Algarve Central (Albufeira, Faro, Loulé, Olhão, S. Brás de Alportel e Tavira).
A sessão serviu para apresentação de resultados deste projeto por parte do Município de Faro, bem como das restantes autarquias, e ainda o lançamento de passos futuros no plano intermunicipal.
«Esta parceria remonta a 2016, ano em que os municípios apresentaram uma primeira candidatura conjunta no domínio da Modernização Administrativa, visando a melhoria do acesso às tecnologias de informação e da comunicação, bem como a sua utilização e qualidade, tendo contado com um cofinanciamento do Programa Operacional CRESC Algarve 2020», frisa o Município de Faro em comunicado.
Com esse objetivo, os Municípios avançaram para o desenvolvimento de uma comunicação conjunta que levasse os munícipes e demais agentes económicos a aderir aos serviços online e a privilegiar a submissão dos respetivos pedidos de serviço e contacto por esta via.
Da mesma abordagem resultou o desenvolvimento de um manual de normas de comunicação comum, com base no qual estão já a ser produzidos diversos conteúdos (panfletos, guias ou publicação nas redes sociais, entre outros) e uma landing page.
De acordo com a Câmara Municipal de Faro, encontra-se já praticamente concluída a execução do conjunto dos investimentos previstos, o qual perfaz um valor global de 1.957.254 euros, distribuídos por componentes como equipamentos, software, comunicação e consultoria.
A sessão contou com a participação de autarcas, dirigentes e técnicos dos Municípios, bem como da Agência para a Modernização Administrativa (LabX), Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Algarve e da Deloitte, consultora que partilhou ideias para futuros projetos.