Censos da Violência Doméstica chegam a cinco concelhos do distrito de Beja

Ação decorre em Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Ferreira do Alentejo e Ourique

Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Ferreira do Alentejo e Ourique são os cinco concelhos do distrito de Beja onde vão ser realizados, até ao final de Junho, os Censos da Violência Doméstica, uma iniciativa que está a ser promovida pela Esdime – Agência para o Desenvolvimento Local no Alentejo Sudoeste, com sede em Messejana, no concelho de Aljustrel.

Os Censos da Violência Doméstica arrancaram na última segunda-feira e estão a ser realizados de forma anónima sob a responsabilidade do Gabinete VERA – Vítimas em Rede de Apoio, da Esdime.

O objetivo passa, segundo aquela cooperativa, por «conhecer melhor a realidade e a expressividade da violência doméstica» naqueles territórios de intervenção da instituição.

O gabinete responsável pela realização dos Censos espera que os resultados obtidos, em princípio no final deste ano, sejam «expressivos», de forma a que seja possível adaptar a intervenção, a prevenção e a sensibilização.

Os Censos da Violência Doméstica são promovidos, através de um questionário destinado à população em geral, disponibilizado em vários espaços públicos dos cinco concelhos abrangidos, nomeadamente, nos locais de atendimento das câmaras municipais, nos serviços da Segurança Social, nos centros de saúde, nos serviços do Instituto de Emprego e Formação Profissional ou nas sedes das juntas de freguesia.

Os interessados podem também participar nestes censos através da sua versão online.

Os Censos da Violência Doméstica são uma iniciativa realizada no âmbito do “VERA + Perto”, projeto da Esdime financiado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, tendo como organismo intermediário a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

A iniciativa surgiu pela mão do Gabinete VERA, em colaboração com o Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) e conta com a colaboração de várias entidades.

 

 

 



Comentários

pub